Nova campanha da marca FreeCô aborda o preconceito e coloca tweets machistas da internet em rolos de papel higiênico, para irem direto ao lixo
FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitário do Brasil, inova mais uma vez com o lançamento da campanha #limpandopreconceito para comemorar o Dia Internacional da Mulher com bom humor e a ousadia de se posicionar contra o machismo. Desta vez, os inúmeros tweets machistas que propagam pela internet estarão impressos em rolos de papel higiênico para simbolizar o lugar para onde devem ir: o lixo, no caso.
A marca, criada em 2015, tem um histórico de atitudes voltadas à inclusão, que começou por meio do mote Todo Mundo Faz. A FreeCô estreou sua primeira campanha de comunicação com grandes personalidades que assumiam publicamente o fato de também fazerem o número 2, como todo ser humano. Adriane Galisteu foi a protagonista e a comunicação ganhou a simpatia do público e de outros grandes nomes que gostaram da ideia de falar abertamente e sem constrangimento sobre algo que é natural ao ser humano e não deve ser tratado como um tabu. De cara, a ação recebeu mais de 10 mil curtidas e sete mil compartilhamentos, isso em apenas 15 dias de campanha, dando início a abordagem do assunto com naturalidade. Porta dos Fundos e Diva Depressão também foram palco de campanhas ousadas da marca em prol do fim do constrangimento quanto ao número 2. Celebridades e o público em geral tem mostrado forte adesão aos temas propostos pela marca para discussão. O próprio Fabio Porchat comentou sobre os filmes gravados com o Porta dos Fundos:
Sempre pautada na comunicação digital, a marca tem hoje cerca de 110 mil seguidores nas redes que compactuam do posicionamento vanguardista da mesma. A campanha #limpandopreconceito elegerá um bar de grande frequência de público em São Paulo, onde alguns dos papéis higiênicos com tweets machistas impressos serão distribuídos e abastecerão também os banheiros. Uma equipe de filmagem abordará mulheres e homens para apurar a opinião dos mesmos sobre o preconceito e gravar um vídeo para homenagear homens e mulheres cuja opinião prime pelo respeito mútuo, sem distinção a todo ser humano. O objetivo da marca com esta ação é aproveitar sua força nas redes sociais e disseminar ao máximo a ideias contra o machismo e preconceitos em geral.
Hoje, quatro anos depois do lançamento, FreeCô atingiu o patamar de Scale-Up, empresas que integram o seleto grupo de startups que crescem mais de 20% ao ano, por três anos consecutivos e com altíssimo potencial de aceleração. Entre 2015 e 2018, a empresa atingiu crescimento de 11.700%. Em 2019, a empresa cresceu 150% em relação ao ano anterior e a previsão é continuar dobrando o crescimento por, pelo menos, dois ou três anos.