faz parte de uma das ações do Outubro Rosa deste ano.
Como parte das ações promovidas pelo Outubro Rosa, o Instituto Arte de Viver Bem, o IAVB, que, nos últimos seis anos, já distribuiu cerca de 2,5 milhões de cartilhas temáticas a hospitais, clínicas e mulheres em tratamento, publica a 6ª. edição da cartilha Câncer de Mama – As leis como suas grandes aliadas.
O conteúdo da cartilha é variado com informações sobre os direitos das mulheres acometidas pela doença e a importância de se valer desses benefícios como cidadã. “Por ser uma doença de alto custo, assim que sai o diagnóstico, a portadora de câncer de mama, munida dos documentos, já pode levantar o FGTS, PIS, PASEP, comprar um carro com isenção de IOF, ICMS, IPI, obter medicamentos pelos planos de saúde e de previdência privada, entre muitos outros,” afirma o advogado Paulo Morais. Além disso, as moradoras da cidade de São Paulo, que tiverem carro, podem ficar fora do rodízio por cinco anos, tempo que normalmente dura o tratamento.
“A grande maioria dos pacientes oncológicos do país desconhece as leis, por isto, que não paramos de publicar as cartilhas atualizadas, que viraram a bíblia das portadoras de câncer de mama”, enfatiza a fundadora do Instituto, Valéria Baraccat GYY.
O conteúdo da cartilha, com a íntegra das leis, também pode ser acessado no site do IAVB: www.artedeviverbem.org.br
O prefácio é do empresário e ex-piloto de Fórmula I e Indy, Emerson Fittipaldi, que apoia o IAVB há cinco anos por ter consciência do seu papel de cidadão. “As mulheres com câncer de mama tem que se superar a cada minuto, por isto, apoio integralmente o trabalho desenvolvido pelo IAVB e pela Casa da Mulher, que dão suporte para as portadoras da doença”, diz Fittipaldi.
No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, surgirão mais de 57 mil novos casos de câncer e o número de óbitos atingirá mais de 14 mil pessoas, em 2015.
Sobre o Instituto Arte de Viver Bem
Idealizado em 2009 por Valéria Baraccat Gyy, o Instituto Arte de Viver Bem (IAVB) é uma organização não governamental que tem como missão garantir à pessoa com câncer de mama os direitos legais e as ofertas da política pública de assistência social, colaborando para o bom restabelecimento clínico da paciente, a rápida recuperação, a reinserção no mercado de trabalho e o bem-estar por meio da informação orientada e assistida.
Uma das metas do Instituto é ressaltar a necessidade de se adotar posturas preventivas contra o câncer de mama, melhorar a situação dos mamógrafos do País e diminuir a taxa de mortalidade dos casos diagnosticados.
Para as pessoas que estão em tratamento o IAVB disponibiliza um novo site mais interativo - http://blog.artedeviverbem.org.br/