Como advogada e mãe de uma criança enferma, colocou seus conhecimentos jurídicos para garantir saúde e bem estar de Arthur.. Mas não foram suficientes. Precisou estudar e aprimorar seus conhecimentos em cuidados de enfermagem, assepsia, fisioterapia, terapia ocupacional e até medicina, como autodidata uma vez que seu filho precisa de sua presença constante.
Nos seis anos de vida de seu filho, Consuelo travou várias batalhas:
1. o direito da criança e o direito/obrigação dos pais de acompanhar seus filhos em internação hospitalar, mesmo dentro de uma UTI;
2. O direito de acesso ao prontuário médico;
3. Benefícios para mães que abandonam tudo para dedicar-se aos filhos em internações hospitalares prolongadas. Mães especiais não têm salário e não têm qualquer auxílio previdenciário. Muitas acabam abandonadas por seus maridos e têm que lutar sozinhas pela sobrevivência de seus filhos especiais. Todas são obrigadas a enfrentar grandes batalhas: a busca pelo diagnóstico, a busca pelos profissionais adequados, a incansável luta contra os Planos de Saúde pelas coberturas dos tratamentos e etc;
4. O direito do paciente a uma segunda opinião e à junta médica, o que muitos médicos se recusam a aceitar;
5. A defesa dos enfermos contra abusos e negativas de atendimentos por Planos de Saúde;
6. A luta por medicamentos, especialmente para pessoas que dependem de fórmulas especiais para sobreviver;
7. Inclusão Social e Inclusão Escolar para Portadores de Necessidades Especiais;
8. Luta contra o bullying nas escolas;
9. Luta pelo Direito dos Pais de poder escolher educar seus filhos em casa.
E essas batalhas renderam 3 blogs, que Consuelo mantém com disciplina e que serve de apoio e fonte de informação a milhares de pessoas em situações semelhantes às suas:
Blog Tudo bem ser diferente (http://ser-especial.blogspot.com/
Criado para ajudar crianças, especialmente as marginalizadas e portadores de necessidades especiais debatendo a inclusão, bullying e assuntos afins.
Blog Educação Domiciliar (http://educacaodomiciliar.blogspot.com/
Criado para defender o direito dos pais de participar na educação dos filhos podendo optar entre a educação institucional e a domiciliar de acordo com o melhor interesse de seu filho.
Blog Intolerância Alimentar - Fórmulas Especiais (http://intolerancia-alimentar.blogspot.com/
Criado para ajudar crianças que dependem do uso de fórmulas especiais e medicamentos caros para sobrevivência.
Sobre Consuelo de Freitas Machado Martin
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1997)
-Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2002)
-Aperfeiçoamento pela Fundação Escola Superior de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (1998).
-Como advogada, foi representante de Agências canadense e norte americanas voltadas para Adoção Internacional, autora do “International Adoption Manual” lançado nos anais da International Adoption Convention em Salt Lake City, Utah, EUA, em Novembro de 2000.
-Como Professora Universitária, lecionou em cursos de Graduaçao e pós Graduação em várias faculdades no Rio de Janeiro, dentre elas UniverCidade, Universidade Augusto Mota – UNISUAM, UniBennett e Universidade Iguaçu – UNIG onde também atuou como Coordenadora Acadêmica.