Por Mariliz Vargas
O que é isto que tanto atrai o ser humano em direção ao grotesco? Por que gostamos tanto de comentar detalhes sórdidos de crimes violentos? Que estranha curiosidade é esta que se esconde em nossas mentes e que é explorada diariamente pelos meios de comunicação? Esta exploração é inofensiva para este ser ou lhe causa algum prejuízo?
Diante do caso Bruno e todos os seus desdobramentos nas últimas semanas, nos deparamos de frente com uma característica singular do ser humano: a curiosidade mórbida. Nós temos naturalmente tal característica, pois ela está ligada ao desejo pelo desconhecido, está ligada também, principalmente, ao mistério da morte. Quando estamos imersos no cotidiano e seus compromissos, não nos damos conta da fragilidade da existência.
Por isso fatos catastróficos chocam tanto, nos chamam atenção, ficamos como crianças diante de uma descoberta. É um traço da curiosidade, mas existem outras facetas desta característica, nem tão inocentes assim. Trata-se do prazer mórbido, aquele que leva pessoas a assistirem filmes de terror e de matança. É o prazer que dá a vivencia da própria morte, e de todos os detalhes envolvidos nesta realidade natural. Deparar-se com situações de conteúdo macabro causa uma reação físico-química no organismo e assim traz à tona a atração por este tipo de assunto, assim como sente atração por imagens de conteúdo sexual.
Saiba que ao se expor demasiadamente a material violento, você está dando uma munição muito perigosa para sua própria mente. E ela vai descarregar esta munição em cima de você e das pessoas que estão próximas. Descarrega contra você quando este excesso de informação sobrecarrega a sua mente. Você alimenta sua mente com um monte de lixo, diariamente, e vai ficando intoxicado.
Passa a falar com todos os conhecidos e desconhecidos sobre os fatos macabros e terríveis que presencia, e imagina que este tipo de comportamento não vai ter repercussão alguma sobre o seu sistema físico e emocional. Pois saiba que alimentar a sua curiosidade mórbida, tem sim um efeito devastador sobre a sua saúde. Então acorde, e pare de brincar com a sua natureza humana, pois ela merece da sua parte toda consideração e cuidado que um ser vivo tem direito neste mundo.
Sobre a autora:
Mariliz Vargas é psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Psicoterapia há mais de 20 anos. Ministra cursos e palestras sobre temas relacionados ao aprimoramento humano na busca por uma vida mais rica e feliz. Autora de inúmeros artigos publicados no jornal paranaense Gazeta do Povo, suplemento Viver Bem, e atualmente veiculados através da internet. Recentemente, Mariliz lançou os livros 'A Sabedoria do Não' e 'Você É Mais Forte Que a Dor', pela editora Rosea Nigrea.
Acesse:
www.marilizvargas.com.br
www.twitter.com/marilizvargas
www.roseanigra.com.br
Jornalista Responsável: Claudia Souza - MTB 50644/SP - Tel: 55 11 99803-3384
Nossos Vídeos
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Curso Forno e Fogão capacita voluntários da Fundação Amaral Carvalho e Febec
Fotos: Ariane Urbanetto - Assessoria de Imprensa HAC
Primeira turma formada pelo projeto "Forno e Fogão": multiplicadoras de conhecimento A multiplicadora Isabela Miranda de Toledo Piza, Ruy Martins Fontes Neto e Renata Nadalet (Febec) e Suzana Sanzovo, presidente do Mulher APAS
A Federação Brasileira das Entidades de Combate ao Câncer (Febec) em parceria com a Mulher APAS, grupo que desenvolve ações sociais pela Associação Paulista de Supermercados, realizou curso de capacitação para voluntários da Fundação Amaral Carvalho (FAC) e da própria Federação.
Intitulado "Forno e Fogão", o projeto objetiva o aperfeiçoamento de pessoas que lidam com serviços profissionais ou voluntários, que exijam conhecimentos de cozinha, preparo, manipulação e higienização de alimentos, além de preparação de cardápios, arrumação de mesas e bandejas.
O curso tem carga horária de 40 horas, com aulas ministradas pela multiplicadora Isabela Miranda de Toledo Piza. São oito horas de teoria e 32 horas de aprendizado na prática. As aulas são ministradas na cozinha da Fundação.
"O apoio da FAC ao oferecer a cozinha e todo suporte necessário foi imprescindível para o sucesso do curso", salienta Renata Nadalet, gerente de marketing da Febec.
Multiplicando conhecimento
A primeira turma composta por 15 voluntários se formou no dia 30 de julho e tem um objetivo a mais: a multiplicação de conhecimento.
"As pessoas que participaram desta turma estão capacitadas para passar adiante os conhecimentos adquiridos, ou seja, o projeto não termina neles", diz Isabela. Os colaboradores que participaram do curso ensinarão as técnicas para voluntários da FAC e Febec e acompanhantes dos pacientes que ficam nas Casas de Apoio do Hospital Amaral Carvalho.
A presidente do Mulher APAS, Suzana Sanzovo, esteve presente na aula de encerramento, onde foram entregues os certificados. Ela enfatiza estar especialmente feliz com esse projeto, pois é realizado em Jaú, sua cidade natal. "Projetos como esse são importantes para a comunidade, pois, visam não só formar pessoas para o mercado de trabalho, mas levantar a auto-estima dos voluntários. A primeira turma foi de multiplicadores, que vão levar conhecimento aos outros voluntários e às famílias de pacientes. Isso lhes proporcionará qualidade de alimentação e consequentemente de vida, que é o que busca todo projeto social", conclui.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Carlos Nascimento será McAmigo Feliz da Fundação Amaral Carvalho
Jornalista aceita convite da instituição para fazer parte da maior campanha do Brasil em benefício de crianças e adolescentes com câncer e divulgá-la junto à comunidade
Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC
O jornalista Carlos Nascimento: ajuda às crianças e adolescentes carentes com câncer
Carlos Nascimento, apresentador do Jornal do SBT e do SBT Brasil, é o McAmigo da Fundação Amaral Carvalho, entidade beneficiada pela campanha McDia Feliz há 10 anos. A campanha que neste ano acontece no dia 28 de agosto, sábado, também conta com o apadrinhamento da Clínica CISCO de Odontologia, propriedade de Francisco Fernando Massola.
"Natural de Dois Córregos, cidade vizinha do município de Jaú, Carlos Nascimento conhece bem nossa instituição e dedicação no trabalho desenvolvido. Já esteve, inclusive, presente em vários eventos e acompanhando nossas ações para a construção da Casa de Apoio Infantil, além de fazer parte da Associação Maria Augusta do Amaral Cesarino", diz Vanessa de Moraes, coordenadora do departamento de Assistência Social do HAC.
O jornalista começou sua carreira na Rádio Cultura e no jornal O Democrático de Dois Córregos. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional, Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo. Também passou por outras emissoras como TV Globo de São Paulo, TV Cultura, TV e rádio Band. Durante a carreira, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em 1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista do s Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), e em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).
Campanha Local
A arrecadação do McDia Feliz nos restaurantes das cidades de Jaú, Araraquara e São Carlos beneficiará o projeto de construção da Casa de Apoio Infantil do Hospital Amaral Carvalho Maria Augusta do Amaral Cesarino, referência local no tratamento de câncer. O projeto surgiu em 2006 com objetivo de atender melhor as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, proporcionando-lhes maior estrutura e conforto, visando otimizar a operacionalidade do serviço, facilitar a logística do atendimento e integrar os pacientes e os profissionais de saúde.
O novo imóvel terá um ambiente moderno com brinquedoteca, sala de convivência com TV, banheiros adaptados para deficientes físicos, sala de atendimento pedagógico, psicológico, terapia ocupacional e refeitório, além de 20 quartos com 64 leitos e oficinas terapêuticas.
O paciente, não precisará interromper sua vida escolar, já que na nova Casa de Apoio Infantil as crianças continuarão estudando normalmente, como já ocorre nas dependências do HAC. "É um lugar inovador, com todas as condições de receber as crianças e seus acompanhantes. Ficamos satisfeitos em poder realizar mais esse benefício para nossos pacientes carentes, principalmente para os que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Será um orgulho para Jaú poder abrigar pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo e Brasil, prestando-lhes assistência social, educacional e humana, facilitando o acesso dos mesmos ao tratamento", diz o superintendente da FAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro.
A Fundação realiza um trabalho de assistência integral, trazendo o cotidiano das crianças para a casa de apoio e fornecendo assistência a longo prazo. "Não basta apenas curar fisicamente, tem que haver um trabalho psicológico e social, para evitar qualquer sequela", afirma o superintendente. "Quando se aumenta a proteção social, cresce em quase 12% o número de pacientes com uma melhora significativa e até a cura por completo", completa.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil poderá comprar os tíquetes antecipados Big Mac na instituição participante em sua localidade. E no McDia Feliz, em 28 de agosto, cada cupom deverá ser trocado por um sanduíche Big Mac em um dos 577 restaurantes da rede McDonald's no Brasil. Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.
Em Jaú, os tíquetes antecipados poderão ser comprados com as voluntárias da Entidade Anna Marcelina, Rua Paulino Maciel, nº 296, e mais informações estão disponíveis por meio dos telefones (14) 3621-3064 ou 3602-1386.
Na cidade de Araraquara, os produtos estarão à venda na Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Rua Carlos Gomes, n°1730 - Centro. Informações pelo telefone (16) 3322-2817.
Haverá também dois pontos de venda em São Carlos: no Balcão da cidadania do Shopping Iguatemi, Rua Passeio dos Falmboyants, n°200, telefone (16) 3372-4233 e Andreazi Moreira Assessoria, Rua Rui Babosa, nº1576 - Centro, telefone (16) 3412-9700.
Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC
O jornalista Carlos Nascimento: ajuda às crianças e adolescentes carentes com câncer
Carlos Nascimento, apresentador do Jornal do SBT e do SBT Brasil, é o McAmigo da Fundação Amaral Carvalho, entidade beneficiada pela campanha McDia Feliz há 10 anos. A campanha que neste ano acontece no dia 28 de agosto, sábado, também conta com o apadrinhamento da Clínica CISCO de Odontologia, propriedade de Francisco Fernando Massola.
"Natural de Dois Córregos, cidade vizinha do município de Jaú, Carlos Nascimento conhece bem nossa instituição e dedicação no trabalho desenvolvido. Já esteve, inclusive, presente em vários eventos e acompanhando nossas ações para a construção da Casa de Apoio Infantil, além de fazer parte da Associação Maria Augusta do Amaral Cesarino", diz Vanessa de Moraes, coordenadora do departamento de Assistência Social do HAC.
O jornalista começou sua carreira na Rádio Cultura e no jornal O Democrático de Dois Córregos. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional, Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo. Também passou por outras emissoras como TV Globo de São Paulo, TV Cultura, TV e rádio Band. Durante a carreira, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em 1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista do s Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), e em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).
Campanha Local
A arrecadação do McDia Feliz nos restaurantes das cidades de Jaú, Araraquara e São Carlos beneficiará o projeto de construção da Casa de Apoio Infantil do Hospital Amaral Carvalho Maria Augusta do Amaral Cesarino, referência local no tratamento de câncer. O projeto surgiu em 2006 com objetivo de atender melhor as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, proporcionando-lhes maior estrutura e conforto, visando otimizar a operacionalidade do serviço, facilitar a logística do atendimento e integrar os pacientes e os profissionais de saúde.
O novo imóvel terá um ambiente moderno com brinquedoteca, sala de convivência com TV, banheiros adaptados para deficientes físicos, sala de atendimento pedagógico, psicológico, terapia ocupacional e refeitório, além de 20 quartos com 64 leitos e oficinas terapêuticas.
O paciente, não precisará interromper sua vida escolar, já que na nova Casa de Apoio Infantil as crianças continuarão estudando normalmente, como já ocorre nas dependências do HAC. "É um lugar inovador, com todas as condições de receber as crianças e seus acompanhantes. Ficamos satisfeitos em poder realizar mais esse benefício para nossos pacientes carentes, principalmente para os que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Será um orgulho para Jaú poder abrigar pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo e Brasil, prestando-lhes assistência social, educacional e humana, facilitando o acesso dos mesmos ao tratamento", diz o superintendente da FAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro.
A Fundação realiza um trabalho de assistência integral, trazendo o cotidiano das crianças para a casa de apoio e fornecendo assistência a longo prazo. "Não basta apenas curar fisicamente, tem que haver um trabalho psicológico e social, para evitar qualquer sequela", afirma o superintendente. "Quando se aumenta a proteção social, cresce em quase 12% o número de pacientes com uma melhora significativa e até a cura por completo", completa.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil poderá comprar os tíquetes antecipados Big Mac na instituição participante em sua localidade. E no McDia Feliz, em 28 de agosto, cada cupom deverá ser trocado por um sanduíche Big Mac em um dos 577 restaurantes da rede McDonald's no Brasil. Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.
Em Jaú, os tíquetes antecipados poderão ser comprados com as voluntárias da Entidade Anna Marcelina, Rua Paulino Maciel, nº 296, e mais informações estão disponíveis por meio dos telefones (14) 3621-3064 ou 3602-1386.
Na cidade de Araraquara, os produtos estarão à venda na Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Rua Carlos Gomes, n°1730 - Centro. Informações pelo telefone (16) 3322-2817.
Haverá também dois pontos de venda em São Carlos: no Balcão da cidadania do Shopping Iguatemi, Rua Passeio dos Falmboyants, n°200, telefone (16) 3372-4233 e Andreazi Moreira Assessoria, Rua Rui Babosa, nº1576 - Centro, telefone (16) 3412-9700.
Inspeção veicular ambiental terá comandos de fiscalização quatro vezes por semana
A partir desta semana, ação conjunta do Comando de Policiamento de Trânsito da PM e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente realizará quatro comandos permanentes de inspeção veicular por semana. Os pontos de fiscalização serão variados e procuram atingir todas as zonas da Cidade.
Na semana passada, entre os dias 15 e 16, foram realizados dois comandos exclusivamente para a vistoria de motocicletas - foram fiscalizadas 684 delas, das quais 21 estavam em situação irregular e foram multadas em R$ 550.
Balanço de junho
Junho foi o último mês de inspeção veicular ambiental exercício 2010 para veículos com final de placa 3. Os proprietários desses veículos tiveram três meses para passar pelo procedimento, sendo que até o fim do mês passado cerca de 48,6% dos automóveis com esse final de placa passaram pela inspeção, com índice de reprovação na primeira inspeção de 20,9%.
No caso das motos, 26,7% da frota esperada com placa final 3 realizou a inspeção e, desse total, 29,6% foram reprovadas na primeira inspeção. Entre os veículos a diesel, 45,98% fizeram a inspeção no prazo e, desse total, 36,7% foram reprovados na primeira vistoria. Cerca de 65,2% dos ônibus com esse final de placa passaram pelo procedimento, com 27,3% de reprovados na primeira inspeção.
Já os proprietários de veículos com final de placa 4 iniciaram o agendamento para passar pela inspeção no dia 1º de abril e têm até o dia 31 de julho para passar pelo procedimento.
Os veículos com final de placas 5 e 6 já podem ser agendados para passar pela inspeção desde 1º de maio e têm até o dia 31 de agosto para passar pelo procedimento. De fevereiro a junho deste ano, já passaram pela inspeção 951.212 veículos (levando em consideração todas as placas e tipos de combustível). Desse total, 15,11% foram reprovados.
Na semana passada, entre os dias 15 e 16, foram realizados dois comandos exclusivamente para a vistoria de motocicletas - foram fiscalizadas 684 delas, das quais 21 estavam em situação irregular e foram multadas em R$ 550.
Balanço de junho
Junho foi o último mês de inspeção veicular ambiental exercício 2010 para veículos com final de placa 3. Os proprietários desses veículos tiveram três meses para passar pelo procedimento, sendo que até o fim do mês passado cerca de 48,6% dos automóveis com esse final de placa passaram pela inspeção, com índice de reprovação na primeira inspeção de 20,9%.
No caso das motos, 26,7% da frota esperada com placa final 3 realizou a inspeção e, desse total, 29,6% foram reprovadas na primeira inspeção. Entre os veículos a diesel, 45,98% fizeram a inspeção no prazo e, desse total, 36,7% foram reprovados na primeira vistoria. Cerca de 65,2% dos ônibus com esse final de placa passaram pelo procedimento, com 27,3% de reprovados na primeira inspeção.
Já os proprietários de veículos com final de placa 4 iniciaram o agendamento para passar pela inspeção no dia 1º de abril e têm até o dia 31 de julho para passar pelo procedimento.
Os veículos com final de placas 5 e 6 já podem ser agendados para passar pela inspeção desde 1º de maio e têm até o dia 31 de agosto para passar pelo procedimento. De fevereiro a junho deste ano, já passaram pela inspeção 951.212 veículos (levando em consideração todas as placas e tipos de combustível). Desse total, 15,11% foram reprovados.
Fórum Regional da Criança e Adolescente comemora os 20 anos do ECA
O CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança recebe na próxima sexta-feira, dia 30, a partir das 08h00, um evento em comemoração ao 20º aniversário do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente. O evento é realizado pelo Fórum Regional dos Direitos da Criança e Adolescente Freguesia/Brasilândia, em parceria com o CRAS (Centro de Referencia em Assistência Social) FÓ, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e Subprefeitura.
Com o tema “Protagonismo Juvenil” o evento terá oficinas e atividades realizadas pelos adolescentes e orientadores das entidades da região. Na programação música, dança e teatro entre outras atrações.
O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ele regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 internalizando uma série de normativas internacionais. Com o ECA foram possíveis muitos avanços como a criação de vários órgão e entidades como o PNAS, SINASE, CMESCA, Conselho de Direitos e Tutelares, CMDCA entre outros órgãos de Defesa e Proteção das Crianças e Adolescentes.
Participe! Traga sua família, prestigie nossas crianças e adolescentes. Apóie as entidades que ajudam a proteger nossos jovens.
Serviço
20 º aniversario do ECA
Local: CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança
Endereço: Rua Michihisa Murata, nº 120 (próximo a Estrada do Sabão)
Data: 30/07/2010; das 08h00 às 13h00
Com o tema “Protagonismo Juvenil” o evento terá oficinas e atividades realizadas pelos adolescentes e orientadores das entidades da região. Na programação música, dança e teatro entre outras atrações.
O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ele regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 internalizando uma série de normativas internacionais. Com o ECA foram possíveis muitos avanços como a criação de vários órgão e entidades como o PNAS, SINASE, CMESCA, Conselho de Direitos e Tutelares, CMDCA entre outros órgãos de Defesa e Proteção das Crianças e Adolescentes.
Participe! Traga sua família, prestigie nossas crianças e adolescentes. Apóie as entidades que ajudam a proteger nossos jovens.
Serviço
20 º aniversario do ECA
Local: CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança
Endereço: Rua Michihisa Murata, nº 120 (próximo a Estrada do Sabão)
Data: 30/07/2010; das 08h00 às 13h00
Ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar
Foto: João Luiz/Secom
O prefeito Gilberto Kassab apresentou nesta terça-feira (20) os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, zona oeste da cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Marcelo Branco, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O novo combustível será testado no transporte público da cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou Kassab.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário Eduardo Jorge. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na cidade", anunciou Kassab.
Tecnologia avançada
O diesel que será testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na cidade", afirmou o secretário Marcelo Branco.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini - Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa - Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Esta mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do país onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público rodam com este tipo de combustível.
O prefeito Gilberto Kassab apresentou nesta terça-feira (20) os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, zona oeste da cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Marcelo Branco, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O novo combustível será testado no transporte público da cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou Kassab.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário Eduardo Jorge. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na cidade", anunciou Kassab.
Tecnologia avançada
O diesel que será testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na cidade", afirmou o secretário Marcelo Branco.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini - Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa - Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Esta mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do país onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público rodam com este tipo de combustível.
IX Feira da Música de Fortaleza acontecerá em Agosto no Centro Dragão do Mar
Pela primeira vez, a Feira da Música de Fortaleza concentra toda a programação do evento no Centro Dragão do Mar e entorno. Shows, palestras, oficinas, rodada de negócios, exposição de estandes, dentre outras atividades desta IX edição serão distribuídas pelos espaços do centro cultural. A Feira ocorre de 18 a 21 de agosto
A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.
Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música.
Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.
A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.
Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.
Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.
Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música.
Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.
A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.
Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.
Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE É REABERTA
Fotos: Ricardo Fonseca/Secom
Com um acervo de 42 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento, a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade foi reaberta nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Gilberto Kassab. Esta é a primeira etapa concluída do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Kassab ficou satisfeito com o resultado das obras e anunciou a data para a reabertura total da biblioteca.
"Estamos encantados com a conclusão dessa primeira etapa. A entrega total das reformas será em 25 de janeiro, aniversário da cidade, como forma de presentear São Paulo. A expectativa é de que até o final dessa gestão todos os equipamentos da cultura tenham sido revitalizados. Temos orgulho das ações na área de cultura de preservação dos equipamentos públicos e recomposição dos nossos acervos", disse Kassab.
Criada em 1944, com um acervo de 2.500 volumes, a seção Circulante já esteve em diferentes endereços, mas no final de 2008 ficou inacessível ao público quando foi transferida para o prédio principal da Mário de Andrade, então em reforma. A partir de agora os exemplares estão abrigados na antiga sala de leitura da biblioteca que foi reformada, recebeu nova iluminação e 130 assentos. Ao todo, são 42 mil exemplares já incluídos os 7 mil novos títulos adquiridos em 2005.
O acervo, totalmente informatizado e disponível para consulta na internet, foi reorganizado em novas prateleiras e pode ser novamente retirado para empréstimo. Cada leitor terá a opção de retirar até dois livros por um período de 14 dias, com a possibilidade de uma renovação pelo mesmo período. "A Circulante é a interface mais pública da biblioteca. É aquela que está aberta a toda a população e por isso foi importante devolvê-la da forma mais ágil possível. Mas é preciso lembrar que a Mário de Andrade, com seu acervo de três milhões de itens, é a segunda maior biblioteca do Brasil. Então, reformá-la é uma forma de valorização e preservação do patrimônio público", assinalou Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura.
Programação Cultural
A seção Circulante divide espaço também com a Coleção São Paulo. Disponível para consulta local, itens audiovisuais e bibliográficos contam a história da cidade, preservam as imagens da arquitetura e urbanismo, relatam questões sociais e políticas públicas e registram indicadores socioeconômicos e culturais. Encontra-se também no mesmo local, a Coleção de Referência com mais de 3.500 volumes de dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e demais fontes de pesquisa. Além de consulta e empréstimo, a seção Circulante será palco para intensa programação cultural com escritores, pesquisadores e artistas em seu espaço de convivência.
Em setembro de 2007, foram iniciadas as obras de restauração e modernização da Biblioteca Mário de Andrade. Com investimento de R$ 16,3 milhões, parceria entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o plano envolve a reforma do prédio principal da biblioteca, restauro do mobiliário, modernização das instalações, além da recuperação e manutenção do acervo geral com 200 mil itens que está sendo desinfestado de pragas e higienizado.
As reformas no prédio principal trataram de impermeabilizar as lajes da cobertura, readequaram os andares de armazenamento do acervo, ampliaram a área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes, criaram o núcleo de pesquisadores com gabinetes individuais de leitura, adequaram a biblioteca para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras melhorias.
O antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura e já está sendo reformado para abrigar o acervo de periódicos, de multimeios, a Coleção ONU que concentra material produzido pela instituição internacional e o Arquivo Histórico. Além disso, o Anexo, como é conhecido este prédio, também terá áreas de atendimento, auditório para treinamento e cursos e novos laboratórios de digitalização e microfilmagem. A conclusão destas obras está prevista para o segundo semestre de 2011.
Com um acervo de 42 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento, a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade foi reaberta nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Gilberto Kassab. Esta é a primeira etapa concluída do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Kassab ficou satisfeito com o resultado das obras e anunciou a data para a reabertura total da biblioteca.
"Estamos encantados com a conclusão dessa primeira etapa. A entrega total das reformas será em 25 de janeiro, aniversário da cidade, como forma de presentear São Paulo. A expectativa é de que até o final dessa gestão todos os equipamentos da cultura tenham sido revitalizados. Temos orgulho das ações na área de cultura de preservação dos equipamentos públicos e recomposição dos nossos acervos", disse Kassab.
Criada em 1944, com um acervo de 2.500 volumes, a seção Circulante já esteve em diferentes endereços, mas no final de 2008 ficou inacessível ao público quando foi transferida para o prédio principal da Mário de Andrade, então em reforma. A partir de agora os exemplares estão abrigados na antiga sala de leitura da biblioteca que foi reformada, recebeu nova iluminação e 130 assentos. Ao todo, são 42 mil exemplares já incluídos os 7 mil novos títulos adquiridos em 2005.
O acervo, totalmente informatizado e disponível para consulta na internet, foi reorganizado em novas prateleiras e pode ser novamente retirado para empréstimo. Cada leitor terá a opção de retirar até dois livros por um período de 14 dias, com a possibilidade de uma renovação pelo mesmo período. "A Circulante é a interface mais pública da biblioteca. É aquela que está aberta a toda a população e por isso foi importante devolvê-la da forma mais ágil possível. Mas é preciso lembrar que a Mário de Andrade, com seu acervo de três milhões de itens, é a segunda maior biblioteca do Brasil. Então, reformá-la é uma forma de valorização e preservação do patrimônio público", assinalou Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura.
Programação Cultural
A seção Circulante divide espaço também com a Coleção São Paulo. Disponível para consulta local, itens audiovisuais e bibliográficos contam a história da cidade, preservam as imagens da arquitetura e urbanismo, relatam questões sociais e políticas públicas e registram indicadores socioeconômicos e culturais. Encontra-se também no mesmo local, a Coleção de Referência com mais de 3.500 volumes de dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e demais fontes de pesquisa. Além de consulta e empréstimo, a seção Circulante será palco para intensa programação cultural com escritores, pesquisadores e artistas em seu espaço de convivência.
Em setembro de 2007, foram iniciadas as obras de restauração e modernização da Biblioteca Mário de Andrade. Com investimento de R$ 16,3 milhões, parceria entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o plano envolve a reforma do prédio principal da biblioteca, restauro do mobiliário, modernização das instalações, além da recuperação e manutenção do acervo geral com 200 mil itens que está sendo desinfestado de pragas e higienizado.
As reformas no prédio principal trataram de impermeabilizar as lajes da cobertura, readequaram os andares de armazenamento do acervo, ampliaram a área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes, criaram o núcleo de pesquisadores com gabinetes individuais de leitura, adequaram a biblioteca para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras melhorias.
O antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura e já está sendo reformado para abrigar o acervo de periódicos, de multimeios, a Coleção ONU que concentra material produzido pela instituição internacional e o Arquivo Histórico. Além disso, o Anexo, como é conhecido este prédio, também terá áreas de atendimento, auditório para treinamento e cursos e novos laboratórios de digitalização e microfilmagem. A conclusão destas obras está prevista para o segundo semestre de 2011.
São Paulo testa ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar para reduzir poluição do ar
O prefeito de São Paulo apresentou ontem os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar, que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, Zona Oeste da Cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. O novo combustível será testado no transporte público da Cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.
Tecnologia avançada
O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.
Tecnologia avançada
O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.
‘Voluntários do Sertão’ 2010 será em Caetité (BA)
Evento chega à sua décima edição e prevê realizar 20 mil atendimentos no sertão baiano, no período de 5 a 11 de setembro
Fotos de 2009 / Divulgação
Meta é reunir 200 voluntários, entre profissionais e médicos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem
Nas edições anteriores, projeto mobilizou quase 2 mil voluntários e realizou 45 mil atendimentos à população carente que vive no sertão
Caminhões, aviões e vans cortarão o País para cumprir uma maratona de atendimento considerada uma das mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil
Ribeirão Preto e São Paulo – A Associação Voluntários do Sertão informa que a edição 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.
O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.
Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.
Segundo o empresário, a ‘caravana’ dos Voluntários do Sertão mobilizou 33 voos na edição 2009 – número que deverá ao menos se repetir em 2010. Em setembro próximo, diz Dorinho, caminhões, vans e aviões “voltarão a cortar o País, para cumprir uma maratona de atendimento que já se consolidou entre as mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil”, complementa.
Distante 750 km da capital Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos - de 14 para 8,8, por 1 000 nascidos vivos, no período 1999/2008. A maior causa de óbitos na cidade é atribuída a doenças cerebrovasculares, seguida de infarto do miocárdio e por acidentes de transportes. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e uma comunidade quilombola, também serão atendidos pelo projeto.
Em suas 9 edições realizadas até hoje, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.
Capacitação e geração de renda
No ano de 2008, a Associação Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.
Profissionais especializados e pessoas interessadas em participar do projeto Voluntários do Sertão 2010 devem se cadastrar no site http://www.voluntariosdosertao.org/ , ou ligar para (16) 3441-4840.
Sobre a Associação Voluntários do Sertão
A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social.
Fotos de 2009 / Divulgação
Meta é reunir 200 voluntários, entre profissionais e médicos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem
Nas edições anteriores, projeto mobilizou quase 2 mil voluntários e realizou 45 mil atendimentos à população carente que vive no sertão
Caminhões, aviões e vans cortarão o País para cumprir uma maratona de atendimento considerada uma das mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil
Ribeirão Preto e São Paulo – A Associação Voluntários do Sertão informa que a edição 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.
O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.
Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.
Segundo o empresário, a ‘caravana’ dos Voluntários do Sertão mobilizou 33 voos na edição 2009 – número que deverá ao menos se repetir em 2010. Em setembro próximo, diz Dorinho, caminhões, vans e aviões “voltarão a cortar o País, para cumprir uma maratona de atendimento que já se consolidou entre as mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil”, complementa.
Distante 750 km da capital Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos - de 14 para 8,8, por 1 000 nascidos vivos, no período 1999/2008. A maior causa de óbitos na cidade é atribuída a doenças cerebrovasculares, seguida de infarto do miocárdio e por acidentes de transportes. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e uma comunidade quilombola, também serão atendidos pelo projeto.
Em suas 9 edições realizadas até hoje, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.
Capacitação e geração de renda
No ano de 2008, a Associação Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.
Profissionais especializados e pessoas interessadas em participar do projeto Voluntários do Sertão 2010 devem se cadastrar no site http://www.voluntariosdosertao.org/ , ou ligar para (16) 3441-4840.
Sobre a Associação Voluntários do Sertão
A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social.
PROMOÇÃO DE INVERNO ESQUENTA A LOJA VIRTUAL DA MYLADY
A grife de lingeries presenteia as clientes com liquidação exclusiva no site
As peças das coleções Unique e Poesia estão com descontos entre 20% e 43%. É a oportunidade de adquirir os sutiãs e calcinhas da marca por um ótimo preço.
Para as mais românticas que preferem um ar retrô, a dica é a coleção Poesia que tem peças confeccionadas em tule com bordado floral exclusivo em relevo que revelam transparência e sensualidade. O sutiã com bojo de tule bordado, que antes custava R$ 91,46, agora pode ser adquirido por R$ 52,13.
Já a coleção Unique é a opção ideal para as mulheres que querem peças básicas e práticas, mas chiques. A combinação da microfibra com o tule em recortes estratégicos e complexos valoriza o modelo e oferece forte apelo sensual. Um modelo de biquíni com recortes em tule liso na cor Pink flower está de R$ 38,19 por R$ 24,06.
Acesse o site da Mylady e garanta já suas peças, pois a promoção dura somente até quando durarem os estoques. Boas compras!
Educação e narração de histórias
Caminho das Índias
Geeta Ramanujam vem pela 1ª vez ao Brasil falar sobre educação e narração de histórias
A 9ª edição do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias vai contar com uma convidada ilustríssima e uma das mais conceituadas contadoras de histórias: a educadora indiana e fundadora da Academia de Contadores de Histórias da Índia, Geeta Ramanujam, estará presente no evento que será realizado no Rio de Janeiro e Ouro Preto no fim do mês de julho. Com grandes realizações em projetos culturais na Índia- sua terra natal- e em diversos países do mundo, Geeta é um dos maiores nomes no que se refere à integração da arte, história e educação.
Geeta é uma grande defensora dos direitos humanos e, em seus trabalhos, procura sempre associar narração de histórias às vivências individuais. Em 30 anos de trabalho, já formou 50 mil contadores de histórias, entre eles crianças, pais e professores em escolas, ONGs e instituições educacionais de todas as partes do mundo. Na Índia, Geeta envolveu mais de 50 mil crianças para uma narração de histórias e contos e concursos em 100 escolas. Fundadora da Instituição Kathalaya (a Casa das Histórias), Geeta desenvolveu módulos que integram a cultura e histórias com a educação. Esse projeto já foi implementado na Tailândia, Singapura, África do Sul, EUA, Canadá, Japão, Suíça, Polônia, Escócia, Reino Unido, Suécia e Alemanha.
Reconhecimento
• Inserida no livro Limca dos Recordes, qualificando “Kathothsava” como primeiro festival internacional de contar histórias na Índia;
• Dois prêmios do Governo da Karnataka no Centro de Desenvolvimento da Mulher e da Criança para contribuição do bem-estar deles;
• Ganhadora da “Kalasha Award”, pelo Wheel Club em Bangalore, pela contribuição extraordinária para a causa da educação.
Fonte: Target Assessoria de Comunicação - 21 2284 2475
Geeta Ramanujam vem pela 1ª vez ao Brasil falar sobre educação e narração de histórias
A 9ª edição do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias vai contar com uma convidada ilustríssima e uma das mais conceituadas contadoras de histórias: a educadora indiana e fundadora da Academia de Contadores de Histórias da Índia, Geeta Ramanujam, estará presente no evento que será realizado no Rio de Janeiro e Ouro Preto no fim do mês de julho. Com grandes realizações em projetos culturais na Índia- sua terra natal- e em diversos países do mundo, Geeta é um dos maiores nomes no que se refere à integração da arte, história e educação.
Geeta é uma grande defensora dos direitos humanos e, em seus trabalhos, procura sempre associar narração de histórias às vivências individuais. Em 30 anos de trabalho, já formou 50 mil contadores de histórias, entre eles crianças, pais e professores em escolas, ONGs e instituições educacionais de todas as partes do mundo. Na Índia, Geeta envolveu mais de 50 mil crianças para uma narração de histórias e contos e concursos em 100 escolas. Fundadora da Instituição Kathalaya (a Casa das Histórias), Geeta desenvolveu módulos que integram a cultura e histórias com a educação. Esse projeto já foi implementado na Tailândia, Singapura, África do Sul, EUA, Canadá, Japão, Suíça, Polônia, Escócia, Reino Unido, Suécia e Alemanha.
Reconhecimento
• Inserida no livro Limca dos Recordes, qualificando “Kathothsava” como primeiro festival internacional de contar histórias na Índia;
• Dois prêmios do Governo da Karnataka no Centro de Desenvolvimento da Mulher e da Criança para contribuição do bem-estar deles;
• Ganhadora da “Kalasha Award”, pelo Wheel Club em Bangalore, pela contribuição extraordinária para a causa da educação.
Fonte: Target Assessoria de Comunicação - 21 2284 2475
Márcio Souza e Ana Miranda na 1ª Bienal do Livro Paraná
Autores de destaque nacional e internacional participarão do evento
Dois grandes nomes da literatura brasileira, o amazonense Márcio Souza e a cearense Ana Miranda, estarão na 1ª Bienal do Livro Paraná. No dia três de outubro, às 14h, a dupla participa do Café Literário com o tema Quando a vida vira ficção. De acordo com o curador, jornalista e escritor, Rogério Pereira, eles falarão sobre o quanto é comum personagens históricos se transformarem em ficcionais. Em romances, contos e novelas, vida real e ficção se fundem na construção de uma obra híbrida. E quais os limites entre realidade e ficção? Como manter o equilíbrio na criação ficcional?
Para Ana Miranda, a literatura é a própria vida. “Registra em palavras o uso de qualquer linguagem, a maneira de cada ser se expressar, seja por um gesto, seja por um verso, seja pela simples presença física ou abstrata, a presença onírica, ou até mesmo a ausência. A literatura é vida porque está em tudo, e tudo tem sua linguagem”, diz a autora.
A 1ª Bienal do Livro Paraná acontece entre os dias 1º e 10 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Considerado um dos principais eventos literários do país, inclui uma programação completa com: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural.
O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo), Sinepe PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) e Curitiba Convention & Visitors Bureau. Mais informações no site http://www.bienaldolivroparana.com.br/
Sobre Márcio Souza
Nascido em 1946, em Manaus, Estado do Amazonas. Seu primeiro romance, Galvez, Imperador do Acre, lançado em 1976, alcançou enorme sucesso de crítica e público, e foi traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, grego, holandês e japonês. Seus outros romances, como A Ordem do Dia, A Condolência e O Brasileiro Voador, também foram largamente traduzidos. Seu romance Mad Maria foi transformado em mini-série pela Rede Globo de Televisão em 2005. Atualmente, trabalha na tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, tendo já publicado três volumes: Lealdade, Desordem e Revolta. O quarto volume, Derrota, está em processo de criação. É membro efetivo da Academia Amazonense de Letras e dirige o TESC – Teatro Experimental do SESC do Amazonas.
Sobre Ana Miranda
Nasceu no Ceará, em 1951, onde vive atualmente. Voltada para a linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, realiza um trabalho de redescoberta e valorização do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com obras e autores de nossa literatura, em uma época em que as culturas delicadas são ameaçadas pela força de uma cultura universal. Recebeu alguns prêmios, como Jabuti e da Academia Brasileira de Letras e teve sua obra traduzida em cerca de vinte países. Consagrou-se pela inclusão de seu Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em Língua Portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses. Seus principais romances são: Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Desmundo, 1996; Amrik, 1998; Dias & Dias, 2002; Yuxin, 2009. Todos editados pela Companhia das Letras.
Serviço
1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)
Site: http://www.bienaldolivroparana.com.br/
Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.
Sobre a Fagga | GL events
A Fagga | GL events é uma das principais empresas brasileiras especializadas na organização e promoção de eventos nacionais e internacionais. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Fagga é associada, desde 2006, à francesa GL events, mundialmente conhecida nesse segmento. Em seu portfólio estão recordes nacionais de público, como o da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, a Rio 92 e o Fórum Global. A Fagga | GL events já realizou mais de 2.600 eventos no Brasil e cerca de 250 no exterior. Em 2010, a empresa vai realizar 20 feiras.
A Fagga | GL events oferece um conjunto completo de serviços para planejamento, criação, produção, administração e logística de eventos. Desde uma reunião executiva para 5 participantes até grandes feiras setoriais que atingem a visitação de mais de 500.000 pessoas. A empresa conta com profissionais especializados em diferentes áreas, como marketing e comunicação; viagens e turismo; arquitetura promocional; design e comunicação visual; internet e informática, que são envolvidos em cada etapa dos projetos.
http://www.fagga.com.br/
Sobre o Grupo GL events
Com sede em Lyon, na França, o Grupo GL events é considerado um dos maiores conglomerados mundiais no competitivo segmento de eventos e exposições, atuando em organização de feiras, congressos e convenções, gestão de centros de convenções e salões de exposição, além de grandes eventos corporativos, através de sua associada, Market Place.
O Grupo GL events conta com 3.500 colaboradores diretos e administra 80 operações e negócios, como a gestão de 34 centros de convenções e exposições em 13 diferentes países, entre eles, o Brasil.
http://www.gl-events.com/
http://www.gleventsbrasil.com.br/
Dois grandes nomes da literatura brasileira, o amazonense Márcio Souza e a cearense Ana Miranda, estarão na 1ª Bienal do Livro Paraná. No dia três de outubro, às 14h, a dupla participa do Café Literário com o tema Quando a vida vira ficção. De acordo com o curador, jornalista e escritor, Rogério Pereira, eles falarão sobre o quanto é comum personagens históricos se transformarem em ficcionais. Em romances, contos e novelas, vida real e ficção se fundem na construção de uma obra híbrida. E quais os limites entre realidade e ficção? Como manter o equilíbrio na criação ficcional?
Para Ana Miranda, a literatura é a própria vida. “Registra em palavras o uso de qualquer linguagem, a maneira de cada ser se expressar, seja por um gesto, seja por um verso, seja pela simples presença física ou abstrata, a presença onírica, ou até mesmo a ausência. A literatura é vida porque está em tudo, e tudo tem sua linguagem”, diz a autora.
A 1ª Bienal do Livro Paraná acontece entre os dias 1º e 10 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Considerado um dos principais eventos literários do país, inclui uma programação completa com: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural.
O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo), Sinepe PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) e Curitiba Convention & Visitors Bureau. Mais informações no site http://www.bienaldolivroparana.com.br/
Sobre Márcio Souza
Nascido em 1946, em Manaus, Estado do Amazonas. Seu primeiro romance, Galvez, Imperador do Acre, lançado em 1976, alcançou enorme sucesso de crítica e público, e foi traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, grego, holandês e japonês. Seus outros romances, como A Ordem do Dia, A Condolência e O Brasileiro Voador, também foram largamente traduzidos. Seu romance Mad Maria foi transformado em mini-série pela Rede Globo de Televisão em 2005. Atualmente, trabalha na tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, tendo já publicado três volumes: Lealdade, Desordem e Revolta. O quarto volume, Derrota, está em processo de criação. É membro efetivo da Academia Amazonense de Letras e dirige o TESC – Teatro Experimental do SESC do Amazonas.
Sobre Ana Miranda
Nasceu no Ceará, em 1951, onde vive atualmente. Voltada para a linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, realiza um trabalho de redescoberta e valorização do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com obras e autores de nossa literatura, em uma época em que as culturas delicadas são ameaçadas pela força de uma cultura universal. Recebeu alguns prêmios, como Jabuti e da Academia Brasileira de Letras e teve sua obra traduzida em cerca de vinte países. Consagrou-se pela inclusão de seu Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em Língua Portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses. Seus principais romances são: Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Desmundo, 1996; Amrik, 1998; Dias & Dias, 2002; Yuxin, 2009. Todos editados pela Companhia das Letras.
Serviço
1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)
Site: http://www.bienaldolivroparana.com.br/
Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.
Sobre a Fagga | GL events
A Fagga | GL events é uma das principais empresas brasileiras especializadas na organização e promoção de eventos nacionais e internacionais. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Fagga é associada, desde 2006, à francesa GL events, mundialmente conhecida nesse segmento. Em seu portfólio estão recordes nacionais de público, como o da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, a Rio 92 e o Fórum Global. A Fagga | GL events já realizou mais de 2.600 eventos no Brasil e cerca de 250 no exterior. Em 2010, a empresa vai realizar 20 feiras.
A Fagga | GL events oferece um conjunto completo de serviços para planejamento, criação, produção, administração e logística de eventos. Desde uma reunião executiva para 5 participantes até grandes feiras setoriais que atingem a visitação de mais de 500.000 pessoas. A empresa conta com profissionais especializados em diferentes áreas, como marketing e comunicação; viagens e turismo; arquitetura promocional; design e comunicação visual; internet e informática, que são envolvidos em cada etapa dos projetos.
http://www.fagga.com.br/
Sobre o Grupo GL events
Com sede em Lyon, na França, o Grupo GL events é considerado um dos maiores conglomerados mundiais no competitivo segmento de eventos e exposições, atuando em organização de feiras, congressos e convenções, gestão de centros de convenções e salões de exposição, além de grandes eventos corporativos, através de sua associada, Market Place.
O Grupo GL events conta com 3.500 colaboradores diretos e administra 80 operações e negócios, como a gestão de 34 centros de convenções e exposições em 13 diferentes países, entre eles, o Brasil.
http://www.gl-events.com/
http://www.gleventsbrasil.com.br/
4ª CAMINHADA DO LEITE TEVE NUMERO RECORD DE PARTICIPANTES
No último domingo (18), aconteceu em Amparo, no interior de São Paulo, a 4ª Caminhada do Leite, patrocinado pela Shefa, contou com o apoio do Supermercado Guarani, Academia Pró Corpo e da Prefeitura Municipal de Amparo. O evento que é o maior do segmento no interior de São Paulo e tradicional na região teve na sua 4ª edição um número record de participantes, que chegou a mais de 2.500 pessoas, que se reuniram com suas famílias em um domingo ensolarado para caminhar os 5km.
Durante o trajeto os professores animavam a todos os participantes com muita alegria e descontração enquanto as pessoas enfeitavam as ruas com o colorido vermelho das camisetas, que são tradicionalmente entregues no dia do evento.
No término do evento, que faz parte do Festival de Inverno de Amparo, os participantes foram recebidos com uma calorosa apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade e com a Dança Folclórica da 3ª Idade – Dança de Pau de Fita, além de ganharem alguns brindes dos patrocinadores e apoiadores.
Fonte: Pedro Azevedo - Tel: (11) 3586-0881
Durante o trajeto os professores animavam a todos os participantes com muita alegria e descontração enquanto as pessoas enfeitavam as ruas com o colorido vermelho das camisetas, que são tradicionalmente entregues no dia do evento.
No término do evento, que faz parte do Festival de Inverno de Amparo, os participantes foram recebidos com uma calorosa apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade e com a Dança Folclórica da 3ª Idade – Dança de Pau de Fita, além de ganharem alguns brindes dos patrocinadores e apoiadores.
Fonte: Pedro Azevedo - Tel: (11) 3586-0881
Kassab assiste à Fórmula Truck e anuncia novidades para a Indy
O prefeito de São Paulo visitou neste domingo, 25/7, o autódromo de Interlagos durante a corrida Top Race que antecipou a mais importante categoria de caminhões do mundo, a Fórmula Truck que, juntamente com a primeira prova, formaram o chamado Racing Day. "A Fórmula Truck cada vez mais se consolidando como um grande evento esportivo na cidade de São Paulo. Esse ano o tempo ajudou muito, está maravilhoso para a comemoração dos 15 anos da Fórmula Truck", disse Kassab.
A Prefeitura de São Paulo e a organização da prova já assinaram o acordo que garante a permanência da categoria por, pelo menos, mais três anos em Interlagos, o que ajuda a consolidar ainda mais a cidade de São Paulo como a capital latinoamericana do automobilismo, única a receber também um Grande Prêmio de Fórmula 1 e a Fórmula Indy (esta no Anhembi), além de outras importantes categorias, como a própria Truck, a Stock Car, a GT3, Mil Milhas, 500 Kilometros e outras.
O prefeito Gilberto Kassab também lembrou do sucesso da Fórmula Indy que aconteceu este ano em São Paulo: "Já estamos planejando para Fórmula Indy de 2011 um programa de investimento para aperfeiçoar o circuito e isso tudo é muito positivo porque ganha a cidade de São Paulo e ganham os brasileiros que moram aqui, uma vez que esses eventos geram emprego, receita e nos ajudam a fazer de São Paulo uma grande cidade."
O Autódromo de Interlagos
O Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), ícone da cidade que completou em maio 70 anos de história e conquistas, atraiu milhares de pessoas ao local, inclusive turistas vindos principalmente do interior do Estado e outros apaixonados pela velocidade.
Espaço tradicional para os mais importantes eventos do esporte automotor, o local passará por um grande processo de readequação e um reposicionamento também como parque público. A Prefeitura, juntamente com as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e a SPTuris, já está traçando um Plano Diretor para o local, que tem como objetivo pensar o Autódromo a partir de seu entorno, com melhorias nos acessos, instalação de uma base da Guarda Civil Metropolitana, estímulo ao comércio, ao lazer e ao desenvolvimento da região. Haverá também uma reforma ampla, que incluirá o aperfeiçoamento da pista - o que já está sendo tratado junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) - e reparações na infraestrutura fixa do equipamento. Será feita ainda uma grande Praça de Eventos, cujo palco já se encontra instalado.
Fotos: João Luiz/Secom.
A Prefeitura de São Paulo e a organização da prova já assinaram o acordo que garante a permanência da categoria por, pelo menos, mais três anos em Interlagos, o que ajuda a consolidar ainda mais a cidade de São Paulo como a capital latinoamericana do automobilismo, única a receber também um Grande Prêmio de Fórmula 1 e a Fórmula Indy (esta no Anhembi), além de outras importantes categorias, como a própria Truck, a Stock Car, a GT3, Mil Milhas, 500 Kilometros e outras.
O prefeito Gilberto Kassab também lembrou do sucesso da Fórmula Indy que aconteceu este ano em São Paulo: "Já estamos planejando para Fórmula Indy de 2011 um programa de investimento para aperfeiçoar o circuito e isso tudo é muito positivo porque ganha a cidade de São Paulo e ganham os brasileiros que moram aqui, uma vez que esses eventos geram emprego, receita e nos ajudam a fazer de São Paulo uma grande cidade."
O Autódromo de Interlagos
O Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), ícone da cidade que completou em maio 70 anos de história e conquistas, atraiu milhares de pessoas ao local, inclusive turistas vindos principalmente do interior do Estado e outros apaixonados pela velocidade.
Espaço tradicional para os mais importantes eventos do esporte automotor, o local passará por um grande processo de readequação e um reposicionamento também como parque público. A Prefeitura, juntamente com as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e a SPTuris, já está traçando um Plano Diretor para o local, que tem como objetivo pensar o Autódromo a partir de seu entorno, com melhorias nos acessos, instalação de uma base da Guarda Civil Metropolitana, estímulo ao comércio, ao lazer e ao desenvolvimento da região. Haverá também uma reforma ampla, que incluirá o aperfeiçoamento da pista - o que já está sendo tratado junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) - e reparações na infraestrutura fixa do equipamento. Será feita ainda uma grande Praça de Eventos, cujo palco já se encontra instalado.
Fotos: João Luiz/Secom.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Encontro reúne Escolas dos Tribunais de Contas de todo o País em Campo Grande, MS
Professor Sebastião Guimarães
A organização do Encontro está a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e do Grupo Temático de Educação Corporativa – GEC/Promoex, com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), e se insere no âmbito do Componente Nacional 1.3 (compartilhamento de soluções) do Promoex.
A programação preliminar prevê a abertura do encontro no dia 11 às 8h30 no auditório da Escoex e logo, a seguir, às 9 horas, a realização da Oficina “Treinamento e Desenvolvimento: a abordagem da NBR – ISO 10015”, tendo como conteúdo a definição das necessidades de treinamento; projeto e planejamento do treinamento; execução do treinamento e monitoração e melhoria do processo treinamento
Às 13h30 a oficina tem continuidade com os temas: avaliação dos resultados de treinamento; avaliação de reação; avaliação de aprendizagem; avaliação de mudança de comportamento; avaliação de resultados qualitativos e quantitativos; avaliação do retorno do investimento em treinamento; indicadores para avaliar resultados, ROI – Retorno do Investimento e Relatório de Avaliação.
No dia 12 de agosto, também no Auditório Escoex, as oficinas têm continuidade com os temas: Elaboração de Formulários de Avaliação; ISO 10015 como auxiliar do sistema de Gestão da Organização; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015 e Avaliação de Resultados.
O facilitador da oficina será o Consultor da T&G Treinamento, Sebastião Guimarães, autor de diversos livros didáticos e técnicos e que apresenta em seu currículo vivência profissional como professor de curso de pós-graduação da Universidade São Judas; professor convidado da Fea/Unicamp; orientador de ensino do SENAC-SP; coordenador de treinamento empresarial do CCESP; gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil, gerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do SEBRAE – SP
O dia 13 de agosto está reservado para a realização de Painéis sobre Educação Corporativa - A prática dos Tribunais de Contas. De acordo com os organizadores os painéis são apresentações que deverão versar sobre projetos concluídos (pelo menos uma edição realizada e avaliada) e que tenham relação direta com o aprimoramento da gestão pública, mediante o fortalecimento do controle externo e do controle social. Às 11h30 haverá apresentação do Planejamento do Instituto Rui Barbosa e às 12h30 almoço de encerramento
A confirmação de participação pode ser feita pelo e-mail escoex@tce.ms.gov.br . Já as inscrições devem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (14/07) clicando no link do evento nos sites: www.controlepublico.org.br e no http://www.tce.ms.gov.br/.
Assista entrevista com o Professor Sebastião Guimarães, sobre ISO 10015 no Youtube
Dúvidas sobre o tema poderão ser enviadas para o e-mail tgtreinamento@hotmail.com
Nos dias 11, 12 e 13 de agosto acontece, nas dependências da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Escoex/MS) o 1º Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas. A expectativa é de participação dos servidores vinculados às unidades de ensino ou aos setores de treinamento de todos os Tribunais de Contas do País.
O evento tem por objetivo propiciar o compartilhamento de conhecimentos e informações acerca do processo de treinamento e desenvolvimento promovido pelos Tribunais de Contas, mediante a realização de uma oficina sobre a norma NBR-ISO 10015 e a apresentação e discussão de experiências práticas.A programação preliminar prevê a abertura do encontro no dia 11 às 8h30 no auditório da Escoex e logo, a seguir, às 9 horas, a realização da Oficina “Treinamento e Desenvolvimento: a abordagem da NBR – ISO 10015”, tendo como conteúdo a definição das necessidades de treinamento; projeto e planejamento do treinamento; execução do treinamento e monitoração e melhoria do processo treinamento
Às 13h30 a oficina tem continuidade com os temas: avaliação dos resultados de treinamento; avaliação de reação; avaliação de aprendizagem; avaliação de mudança de comportamento; avaliação de resultados qualitativos e quantitativos; avaliação do retorno do investimento em treinamento; indicadores para avaliar resultados, ROI – Retorno do Investimento e Relatório de Avaliação.
No dia 12 de agosto, também no Auditório Escoex, as oficinas têm continuidade com os temas: Elaboração de Formulários de Avaliação; ISO 10015 como auxiliar do sistema de Gestão da Organização; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015 e Avaliação de Resultados.
O facilitador da oficina será o Consultor da T&G Treinamento, Sebastião Guimarães, autor de diversos livros didáticos e técnicos e que apresenta em seu currículo vivência profissional como professor de curso de pós-graduação da Universidade São Judas; professor convidado da Fea/Unicamp; orientador de ensino do SENAC-SP; coordenador de treinamento empresarial do CCESP; gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil, gerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do SEBRAE – SP
O dia 13 de agosto está reservado para a realização de Painéis sobre Educação Corporativa - A prática dos Tribunais de Contas. De acordo com os organizadores os painéis são apresentações que deverão versar sobre projetos concluídos (pelo menos uma edição realizada e avaliada) e que tenham relação direta com o aprimoramento da gestão pública, mediante o fortalecimento do controle externo e do controle social. Às 11h30 haverá apresentação do Planejamento do Instituto Rui Barbosa e às 12h30 almoço de encerramento
A confirmação de participação pode ser feita pelo e-mail escoex@tce.ms.gov.br . Já as inscrições devem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (14/07) clicando no link do evento nos sites: www.controlepublico.org.br e no http://www.tce.ms.gov.br/.
Assista entrevista com o Professor Sebastião Guimarães, sobre ISO 10015 no Youtube
Dúvidas sobre o tema poderão ser enviadas para o e-mail tgtreinamento@hotmail.com
A era da Ginástica funcional na Escola Mundo Azul
Releitura do fitness, a atividade traz como benefícios equilíbrio corporal, força, resistência e trabalha ao mesmo tempo músculos e articulações
Apesar de não ser nova, a Ginástica Funcional- lançada há oito anos- está chamando atenção, porque compila várias técnicas e exercícios, entre eles, alongamento, aeróbica, core, pilates, musculação, dança e até movimentos circenses.
Uma aula criativa, dinâmica- no lugar dos alteres bolas, pranchas, fitas, e minitrampolim- na qual o aluno consegue trabalhar diferentes músculos e ao mesmo tempo as articulações. E com benefícios em menos de dois meses.
“Além do bem-estar imediato, os adeptos terão maior flexibilidade dos membros inferiores e superiores e equilíbrio entre corpo e mente”, diz Walmir de Souza, professor da Escola Mundo Azul e que há 27 anos atua na área de condicionamento físico. Ele também é técnico do time de futsal do clube Palmeiras.
Segundo o professor Walmir, quem pratica a Ginástica Funcional, com o objetivo manter a sua plenitude do corpo por meio das atividades, tem vantagem na hora do esforço físicos do dia a dia.
Miriam Leal, 50 anos, quem diga. Ela trabalha quase todo tempo em pé e tinha muitas dores no joelho.
“Meu ortopedista me informou que o único jeito era eu operar e que eu não podia fazer muitos esforços físicos na região. Encontrei na Ginástica Funcional uma alternativa efetiva para o meu problema, antes da decisão da cirurgia. Pratico há dois anos essa atividade, não tenho mais nenhuma dor e meus movimentos são perfeitos”, diz a enfermeira geriátrica.
Segunda ela, o médico ficou espantado com a melhora e flexibilidade que adquiriu “De quebra, melhorei a minha postura e cresci 1.5 centímetros, acredita?”, enfatiza Miriam.
A aula de Ginástica Funcional na Escola Mundo Azul tem duração de 50 minutos e pode ser realidade por todas as pessoas, a partir dos 15 anos, mesmo aquelas que tem restrição física.
Mais informações: 11 3862 - 9060 11 3862 - 9060 / 3862 - 7341
Rua Alves Guimarães, 1391. - Sumaré- São Paulo. www.escolamundoazul.com.br .
Novo treinamento já virou febre na Escola Mundo Azul: a Ginástica Funcional. Guardem bem esse nome, porque ele está mudando o conceito de quem freqüenta as academias do Brasil e de muitas pessoas que têm pavor de malhação.
Apesar de não ser nova, a Ginástica Funcional- lançada há oito anos- está chamando atenção, porque compila várias técnicas e exercícios, entre eles, alongamento, aeróbica, core, pilates, musculação, dança e até movimentos circenses.
Uma aula criativa, dinâmica- no lugar dos alteres bolas, pranchas, fitas, e minitrampolim- na qual o aluno consegue trabalhar diferentes músculos e ao mesmo tempo as articulações. E com benefícios em menos de dois meses.
“Além do bem-estar imediato, os adeptos terão maior flexibilidade dos membros inferiores e superiores e equilíbrio entre corpo e mente”, diz Walmir de Souza, professor da Escola Mundo Azul e que há 27 anos atua na área de condicionamento físico. Ele também é técnico do time de futsal do clube Palmeiras.
Segundo o professor Walmir, quem pratica a Ginástica Funcional, com o objetivo manter a sua plenitude do corpo por meio das atividades, tem vantagem na hora do esforço físicos do dia a dia.
Miriam Leal, 50 anos, quem diga. Ela trabalha quase todo tempo em pé e tinha muitas dores no joelho.
“Meu ortopedista me informou que o único jeito era eu operar e que eu não podia fazer muitos esforços físicos na região. Encontrei na Ginástica Funcional uma alternativa efetiva para o meu problema, antes da decisão da cirurgia. Pratico há dois anos essa atividade, não tenho mais nenhuma dor e meus movimentos são perfeitos”, diz a enfermeira geriátrica.
Segunda ela, o médico ficou espantado com a melhora e flexibilidade que adquiriu “De quebra, melhorei a minha postura e cresci 1.5 centímetros, acredita?”, enfatiza Miriam.
A aula de Ginástica Funcional na Escola Mundo Azul tem duração de 50 minutos e pode ser realidade por todas as pessoas, a partir dos 15 anos, mesmo aquelas que tem restrição física.
Mais informações: 11 3862 - 9060 11 3862 - 9060 / 3862 - 7341
Rua Alves Guimarães, 1391. - Sumaré- São Paulo. www.escolamundoazul.com.br .
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Entidades culturais entregam contribuições sobre modernização da Lei Autoral
O Ministério da Cultura recebeu na tarde da segunda-feira (19) o primeiro documento formal de entidades culturais com contribuições para a consulta pública sobre a lei de Direitos Autorais. Durante uma semana, integrantes do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais (CBEC) discutiram e trabalharam em propostas ao anteprojeto. Leia a íntegra aqui.
A entrega – realizada pela presidente do conselho, Eneida Soller, -- marcou o encerramento do seminário “O autor, o artista e o direito autoral brasileiro”, que começou na última segunda-feira no Itaú Cultural em São Paulo e seguiu com debates na internet. Estavam presentes artistas como os cantores e compositores Agnaldo Timóteo e Luiz Airão, o cineasta Ícaro Martins e o artista plástico Carlos Franco.
Divididas em quatro pontos, as propostas tratam de questões relacionadas às novas tecnologias, à cessão de direitos e às licenças de uso, à licença não voluntária e o papel do governo, e ao escritório central de arrecadação e às associações de gestão coletiva.
Sobre o último ponto, o documento fala que a presença do Estado é bem-vinda e necessária, bem como a gestão privada dos direitos. “Se cada um fizer sua parte dentro deste processo extremamente complexo estaremos fazendo história ao tornar o segmento autoral mais justo e equilibrado”, continua o texto.
No que diz respeito à transparência, as propostas do CBEC vão além do que propõe o governo. “Além da devida supervisão de regularidade pelo Ministério da Cultura, solicitamos que se busque uma forma para que as contas das entidades de arrecadação e distribuição de recursos recolhidos a título de direitos autorais sejam submetidas a uma supervisão similar do Tribunal de Contas da União”, diz, ao comparar com a supervisão que o Ministério do Trabalho faz dos conselhos profissionais.
Presente ao evento, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia, afirmou que esse tipo de contribuição mostra que está se iniciando no Brasil uma nova forma de fazer política cultural. O direito autoral – conforme ele mesmo lembrou – insere-se de forma importante nisso, por ser a base da economia da cultura. “É preciso transformar os dividendos da fruição da cultura brasileira em uma economia para muitos”, destacou..
Eduardo Mattedi, chefe de gabinete do ministro da Cultura, que representou o ministro Juca Ferreira na ocasião, lembrou que o país está numa fase de mobilização para novos marcos legais da cultura, como é o caso da Lei de Direitos Autorais. “Nosso trabalho é para que essas legislações deem condições para o avanço da cultura”, disse.
A entrega – realizada pela presidente do conselho, Eneida Soller, -- marcou o encerramento do seminário “O autor, o artista e o direito autoral brasileiro”, que começou na última segunda-feira no Itaú Cultural em São Paulo e seguiu com debates na internet. Estavam presentes artistas como os cantores e compositores Agnaldo Timóteo e Luiz Airão, o cineasta Ícaro Martins e o artista plástico Carlos Franco.
Divididas em quatro pontos, as propostas tratam de questões relacionadas às novas tecnologias, à cessão de direitos e às licenças de uso, à licença não voluntária e o papel do governo, e ao escritório central de arrecadação e às associações de gestão coletiva.
Sobre o último ponto, o documento fala que a presença do Estado é bem-vinda e necessária, bem como a gestão privada dos direitos. “Se cada um fizer sua parte dentro deste processo extremamente complexo estaremos fazendo história ao tornar o segmento autoral mais justo e equilibrado”, continua o texto.
No que diz respeito à transparência, as propostas do CBEC vão além do que propõe o governo. “Além da devida supervisão de regularidade pelo Ministério da Cultura, solicitamos que se busque uma forma para que as contas das entidades de arrecadação e distribuição de recursos recolhidos a título de direitos autorais sejam submetidas a uma supervisão similar do Tribunal de Contas da União”, diz, ao comparar com a supervisão que o Ministério do Trabalho faz dos conselhos profissionais.
Presente ao evento, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia, afirmou que esse tipo de contribuição mostra que está se iniciando no Brasil uma nova forma de fazer política cultural. O direito autoral – conforme ele mesmo lembrou – insere-se de forma importante nisso, por ser a base da economia da cultura. “É preciso transformar os dividendos da fruição da cultura brasileira em uma economia para muitos”, destacou..
Eduardo Mattedi, chefe de gabinete do ministro da Cultura, que representou o ministro Juca Ferreira na ocasião, lembrou que o país está numa fase de mobilização para novos marcos legais da cultura, como é o caso da Lei de Direitos Autorais. “Nosso trabalho é para que essas legislações deem condições para o avanço da cultura”, disse.
Olá, Turista! ensina inglês e espanhol para paranaenses
Interessados têm até o dia 31 para se inscrever. Pré-requisito é ser estudante, empreendedor ou trabalhador do setor turístico ou áreas afins
Enrolar a língua para dizer “I am learning English” parece inibidor para um iniciante? Quando o professor é um computador, esse tipo de constrangimento está totalmente descartado.
A flexibilidade do programa de estudos, que é online, o conteúdo adaptado ao dia-a-dia de atendimento ao turista e a gratuidade do treinamento estão entre os principais atrativos e facilidades dos cursos do programa Olá, Turista!, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).
Na primeira reunião de mobilização realizada pelo governo federal em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira (19), associações, entidades de classe, iniciativa privada e governo local, 500 senhas já estavam ativadas em todo o estado.
Até o dia 31, 20 mil vagas serão distribuídas para interessados de seis estados-sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais, que participam da segunda etapa do programa. “A demanda varia de acordo com o peso e a representatividade do turismo na economia local”, explicou Kátia Silva, coordenadora-geral de Projetos e Estruturação do Turismo do MTur.
O diretor técnico da Paraná Turismo, Milton Karam, aprovou a estratégia e convocou as instituições presentes para a adesão imediata. Segundo Karam, “trabalhar no horizonte de 2014 pode dar a impressão de que muito tempo nos separa desse futuro. Na verdade estamos organizando nossa oferta no momento mais oportuno, quando ainda temos prazos suficientes para induzir o processo de qualificação dos nossos profissionais e serviços”, definiu, citando as oportunidades de construção de um legado social para os brasileiros, após a Copa de 2014.
O processo de inscrição e acesso às vagas é simples e rápido. Para as entidades de classe, o primeiro passo é consultar quantos associados querem fazer o curso. Depois, a entidade solicita as vagas, para só então receber os códigos de acesso e distribuí-los para os alunos validarem o seu cadastro pelo site. No primeiro acesso, os inscritos passarão por um teste de língua portuguesa e interpretação. Em caso de dúvidas, a central de atendimento do programa dispõe de orientadores que auxiliam participantes pelo número 4003-2720 (capitais e interior).
WELCOME TO BRAZIL!
A curitibana Maria Eduarda Alves, 19 anos, é aluna do curso de graduação em Turismo. Mas, fora da universidade federal do Paraná, ela também é aluna do curso de espanhol pelo programa Olá, Turista!. “Quatro etapas de ensino são abordadas no curso: audição, compreensão oral e exercícios de leitura e de escrita”, conta ela. Para Michele Donat, 25 anos, profissional da área de qualificação e treinamento do Sindotel Paraná, o curso de inglês iniciado há um mês vai ter proveito profissional e pessoal. “É um inglês de sobrevivência, o conteúdo é muito interessante e prático. O idioma proporciona contato com o mundo”, alegra-se a aluna.
Ao optar por um dos idiomas estrangeiros e iniciar o curso, o aluno terá de três meses a um ano para concluir o programa de estudos, dividido em três módulos (Básico, Profissional e Regional), com duração total de 80 horas/aula. “O conteúdo foi elaborado com base em um mapeamento que levantou os diálogos mais frequentes em um dia corriqueiro no trabalho de garçons, taxistas, atendentes de hotéis, entre outras ocupações da cadeia produtiva do setor”, explicou Adriane Gazolla, coordenadora de Teleducação da Fundação Roberto Marinho.
Como informar ao turista qual o museu mais próximo, a localização do Jardim Botânico ou o prato principal da culinária paranaense? Essas e outras informações históricas e culturais da região também estão incluídas no plano pedagógico.
Para complementar o processo de ensino-aprendizagem, os alunos podem consultar um amplo material de apoio - que inclui o acesso a telecentros, espaços equipados com computadores de livre acesso aos inscritos; mais de 80 vídeos com expressões mais usadas e alertas de pronúncia no YouTube; e ainda programas especiais transmitidos pelo Canal Futura, na TV aberta.
Logins sem acesso por 30 dias serão desativados. A vaga será remanejada para a lista de espera de inscritos.
O PROGRAMA
O objetivo do Olá, Turista! é treinar 80 mil estudantes, empreendedores e trabalhadores do turismo nos 12 estados-sede da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014.. A inscrição pode ser realizada pelo site (www.olaturista.org.br) quando o interessado não mantém vínculo com órgãos do setor, ou solicitando a vaga junto a federações ou organizações profissionais locais, se o interessado é filiado ou associado a entidades envolvidas com turismo no estado. Estudantes de ensino médio, de cursos técnicos ou de graduação em Turismo, Hotelaria ou Gastronomia precisam apresentar número da matrícula para solicitar a sua vaga, também pelo site do programa.
Ao concluir o curso, os alunos estarão iniciados em idiomas estrangeiros, “ferramenta de comunicação imprescindível na recepção de pelo menos meio milhão de visitantes estrangeiros que devem desembarcar no Brasil em 2014”, calculou Kátia Silva.
MAIS INFORMAÇÕES
Vinte e dois telecentros de atendimento estão disponíveis para auxiliar participantes do programa nos 12 estados-sede do mundial de 2014. As chamadas “salas de conexão” dispõem de suporte técnico para acessar a escola virtual. E, pelo site do programa, é possível consultar endereço e horário de funcionamento de cada uma delas.
Os beneficiados pelo programa são profissionais e empreendedores individuais que trabalham em contato direto com turistas estrangeiros, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. Entre eles estão recepcionistas, telefonistas, garçons, taxistas, guias de turismo, atendentes, artesãos, além de ocupações nas áreas da saúde, segurança pública e comércio. Estudantes do Ensino Médio, alunos de cursos técnicos ou universitários cursando graduação em turismo, gastronomia e hotelaria também estão entre os beneficiados.
Em breve, entidades de classe, associações e demais órgãos do setor turístico que participaram do programa solicitando vagas para filiados e/ou associados poderão criar relatórios de desempenho dos alunos, por estado.
Enrolar a língua para dizer “I am learning English” parece inibidor para um iniciante? Quando o professor é um computador, esse tipo de constrangimento está totalmente descartado.
A flexibilidade do programa de estudos, que é online, o conteúdo adaptado ao dia-a-dia de atendimento ao turista e a gratuidade do treinamento estão entre os principais atrativos e facilidades dos cursos do programa Olá, Turista!, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).
Na primeira reunião de mobilização realizada pelo governo federal em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira (19), associações, entidades de classe, iniciativa privada e governo local, 500 senhas já estavam ativadas em todo o estado.
Até o dia 31, 20 mil vagas serão distribuídas para interessados de seis estados-sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais, que participam da segunda etapa do programa. “A demanda varia de acordo com o peso e a representatividade do turismo na economia local”, explicou Kátia Silva, coordenadora-geral de Projetos e Estruturação do Turismo do MTur.
O diretor técnico da Paraná Turismo, Milton Karam, aprovou a estratégia e convocou as instituições presentes para a adesão imediata. Segundo Karam, “trabalhar no horizonte de 2014 pode dar a impressão de que muito tempo nos separa desse futuro. Na verdade estamos organizando nossa oferta no momento mais oportuno, quando ainda temos prazos suficientes para induzir o processo de qualificação dos nossos profissionais e serviços”, definiu, citando as oportunidades de construção de um legado social para os brasileiros, após a Copa de 2014.
O processo de inscrição e acesso às vagas é simples e rápido. Para as entidades de classe, o primeiro passo é consultar quantos associados querem fazer o curso. Depois, a entidade solicita as vagas, para só então receber os códigos de acesso e distribuí-los para os alunos validarem o seu cadastro pelo site. No primeiro acesso, os inscritos passarão por um teste de língua portuguesa e interpretação. Em caso de dúvidas, a central de atendimento do programa dispõe de orientadores que auxiliam participantes pelo número 4003-2720 (capitais e interior).
WELCOME TO BRAZIL!
A curitibana Maria Eduarda Alves, 19 anos, é aluna do curso de graduação em Turismo. Mas, fora da universidade federal do Paraná, ela também é aluna do curso de espanhol pelo programa Olá, Turista!. “Quatro etapas de ensino são abordadas no curso: audição, compreensão oral e exercícios de leitura e de escrita”, conta ela. Para Michele Donat, 25 anos, profissional da área de qualificação e treinamento do Sindotel Paraná, o curso de inglês iniciado há um mês vai ter proveito profissional e pessoal. “É um inglês de sobrevivência, o conteúdo é muito interessante e prático. O idioma proporciona contato com o mundo”, alegra-se a aluna.
Ao optar por um dos idiomas estrangeiros e iniciar o curso, o aluno terá de três meses a um ano para concluir o programa de estudos, dividido em três módulos (Básico, Profissional e Regional), com duração total de 80 horas/aula. “O conteúdo foi elaborado com base em um mapeamento que levantou os diálogos mais frequentes em um dia corriqueiro no trabalho de garçons, taxistas, atendentes de hotéis, entre outras ocupações da cadeia produtiva do setor”, explicou Adriane Gazolla, coordenadora de Teleducação da Fundação Roberto Marinho.
Como informar ao turista qual o museu mais próximo, a localização do Jardim Botânico ou o prato principal da culinária paranaense? Essas e outras informações históricas e culturais da região também estão incluídas no plano pedagógico.
Para complementar o processo de ensino-aprendizagem, os alunos podem consultar um amplo material de apoio - que inclui o acesso a telecentros, espaços equipados com computadores de livre acesso aos inscritos; mais de 80 vídeos com expressões mais usadas e alertas de pronúncia no YouTube; e ainda programas especiais transmitidos pelo Canal Futura, na TV aberta.
Logins sem acesso por 30 dias serão desativados. A vaga será remanejada para a lista de espera de inscritos.
O PROGRAMA
O objetivo do Olá, Turista! é treinar 80 mil estudantes, empreendedores e trabalhadores do turismo nos 12 estados-sede da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014.. A inscrição pode ser realizada pelo site (www.olaturista.org.br) quando o interessado não mantém vínculo com órgãos do setor, ou solicitando a vaga junto a federações ou organizações profissionais locais, se o interessado é filiado ou associado a entidades envolvidas com turismo no estado. Estudantes de ensino médio, de cursos técnicos ou de graduação em Turismo, Hotelaria ou Gastronomia precisam apresentar número da matrícula para solicitar a sua vaga, também pelo site do programa.
Ao concluir o curso, os alunos estarão iniciados em idiomas estrangeiros, “ferramenta de comunicação imprescindível na recepção de pelo menos meio milhão de visitantes estrangeiros que devem desembarcar no Brasil em 2014”, calculou Kátia Silva.
MAIS INFORMAÇÕES
Vinte e dois telecentros de atendimento estão disponíveis para auxiliar participantes do programa nos 12 estados-sede do mundial de 2014. As chamadas “salas de conexão” dispõem de suporte técnico para acessar a escola virtual. E, pelo site do programa, é possível consultar endereço e horário de funcionamento de cada uma delas.
Os beneficiados pelo programa são profissionais e empreendedores individuais que trabalham em contato direto com turistas estrangeiros, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. Entre eles estão recepcionistas, telefonistas, garçons, taxistas, guias de turismo, atendentes, artesãos, além de ocupações nas áreas da saúde, segurança pública e comércio. Estudantes do Ensino Médio, alunos de cursos técnicos ou universitários cursando graduação em turismo, gastronomia e hotelaria também estão entre os beneficiados.
Em breve, entidades de classe, associações e demais órgãos do setor turístico que participaram do programa solicitando vagas para filiados e/ou associados poderão criar relatórios de desempenho dos alunos, por estado.
1ª exposição de Jogos Eletrônicos do Norte–Nordeste
Centro Cultural BNB inaugura amanhã 1ª exposição de Jogos Eletrônicos do Norte–Nordeste
Exposição inédita conta com acervo de mais de 400 itens relacionados ao mundo dos jogos eletrônicos
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá amanhã (terça-feira, dia 20), às 10 horas, a exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos, organizada pelo professor, ativista e pesquisador de jogos Daniel Gularte. A exposição, inédita no Norte-Nordeste, conta com um acervo de mais de 400 itens, entre acessórios, jogos e produtos curiosos relacionados aos jogos eletrônicos.
Por meio de uma linha do tempo, os participantes irão reviver os grandes momentos da história dos videogames. Assim, os mais jovens conhecerão um pouco mais sobre a cultura dos games e verão como eram os jogos eletrônicos na época dos seus pais. A exposição abriga ainda o Festival Bojogá, o Desafio Bojogá de Game Design, workshops, exibição de filmes e competições entre os participantes, utilizando-se de jogos de todas as épocas.
O Festival BOJOGÁ é destinado a capacitar e incentivar a troca de conhecimentos sobre os diversos aspectos dos jogos eletrônicos. Além disso, conta com torneios de videogame, campeonato de card games (Magic, Uno, Trunfo e Monopoly) e de filmes sobre a temática, como Tron, Jogos de Guerra, Silent Hill e O Último Guerreiro das Estrelas.
Festival e Desafio BOJOGÁ
Entre os dias 13 e 18 de julho, foi realizado o Desafio BOJOGÁ de Game Design, no qual os participantes montaram sua própria equipe de criação e fizeram um jogo de verdade. O Desafio era uma gincana em formato de oficina. A cada dia foram ministrados minicursos sobre um tema relacionado ao design de jogos, realizados com os participantes com um único objetivo: criar um jogo, com o tema a ser escolhido na hora.
As oficinas foram de Documentos de Design de Games (GDD) e regras (13/07), Publicidade (14/07), Criação de Personagens (15/07), Tecnologia (16/07) e Interfaces (17/07), com a entrega dos trabalhos realizada ontem (domingo, 18).
As equipes podiam ter até cinco participantes, sendo necessário ter conhecimentos sobre ambiente Windows, uso da Internet e de programas como Word e PowerPoint. Recomendava-se ainda que pelo menos um membro soubesse alguma linguagem de programação, além de algum membro com conhecimentos de ilustração.
Workshops
Os workshops, sobre os mais variados temas envolvendo jogos eletrônicos, são gratuitos e acontecerão durante todos os dias do evento. Tais atividades serão uma boa oportunidade para artistas, alunos e especialistas mostrarem seus trabalhos e técnicas para o público.
Não é necessário nenhum conhecimento específico sobre o assunto, embora seja fundamental conhecimento em ambiente Windows. As vagas são limitadas, com 10 para o espaço Evo, 20 para o espaço Retro e 12 para o espaço Bros. Jogos Multi plataforma, Modelagem e animação 3D e Programação de Jogos são algumas das temáticas.
Premiações
O melhor trabalho criado no Desafio participará da Conferência Bojogá de Jogos Eletrônicos e participará também como caso de sucesso no Talentos do Game Design, além de estar presente no livro da Conferência, a ser publicado pelo CCBNB.
As equipes que entregarem os projetos finais e não forem contemplados com o prêmio maior, terão presença garantida no salão de jogos da Conferência. Com o tema “Jogos Digitais: Conhecimentos e Oportunidades”, a Conferência será realizada na última semana do evento, de 27 a 31 de julho. Mais informação e a programação completa da exposição no site www.bojoga.com.br.
Serviço:
Exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos
Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – CE.
Visitação de 20 a 31 de julho de 2010. Entrada franca.
Terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h
Fone: (85) 3464.3108
http://www.bojoga.com.br/
www.bnb.gov.br/cultura
http://twitter.com/ccbnb
http://twitter.com/bojoga
Exposição inédita conta com acervo de mais de 400 itens relacionados ao mundo dos jogos eletrônicos
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá amanhã (terça-feira, dia 20), às 10 horas, a exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos, organizada pelo professor, ativista e pesquisador de jogos Daniel Gularte. A exposição, inédita no Norte-Nordeste, conta com um acervo de mais de 400 itens, entre acessórios, jogos e produtos curiosos relacionados aos jogos eletrônicos.
Por meio de uma linha do tempo, os participantes irão reviver os grandes momentos da história dos videogames. Assim, os mais jovens conhecerão um pouco mais sobre a cultura dos games e verão como eram os jogos eletrônicos na época dos seus pais. A exposição abriga ainda o Festival Bojogá, o Desafio Bojogá de Game Design, workshops, exibição de filmes e competições entre os participantes, utilizando-se de jogos de todas as épocas.
O Festival BOJOGÁ é destinado a capacitar e incentivar a troca de conhecimentos sobre os diversos aspectos dos jogos eletrônicos. Além disso, conta com torneios de videogame, campeonato de card games (Magic, Uno, Trunfo e Monopoly) e de filmes sobre a temática, como Tron, Jogos de Guerra, Silent Hill e O Último Guerreiro das Estrelas.
Festival e Desafio BOJOGÁ
Entre os dias 13 e 18 de julho, foi realizado o Desafio BOJOGÁ de Game Design, no qual os participantes montaram sua própria equipe de criação e fizeram um jogo de verdade. O Desafio era uma gincana em formato de oficina. A cada dia foram ministrados minicursos sobre um tema relacionado ao design de jogos, realizados com os participantes com um único objetivo: criar um jogo, com o tema a ser escolhido na hora.
As oficinas foram de Documentos de Design de Games (GDD) e regras (13/07), Publicidade (14/07), Criação de Personagens (15/07), Tecnologia (16/07) e Interfaces (17/07), com a entrega dos trabalhos realizada ontem (domingo, 18).
As equipes podiam ter até cinco participantes, sendo necessário ter conhecimentos sobre ambiente Windows, uso da Internet e de programas como Word e PowerPoint. Recomendava-se ainda que pelo menos um membro soubesse alguma linguagem de programação, além de algum membro com conhecimentos de ilustração.
Workshops
Os workshops, sobre os mais variados temas envolvendo jogos eletrônicos, são gratuitos e acontecerão durante todos os dias do evento. Tais atividades serão uma boa oportunidade para artistas, alunos e especialistas mostrarem seus trabalhos e técnicas para o público.
Não é necessário nenhum conhecimento específico sobre o assunto, embora seja fundamental conhecimento em ambiente Windows. As vagas são limitadas, com 10 para o espaço Evo, 20 para o espaço Retro e 12 para o espaço Bros. Jogos Multi plataforma, Modelagem e animação 3D e Programação de Jogos são algumas das temáticas.
Premiações
O melhor trabalho criado no Desafio participará da Conferência Bojogá de Jogos Eletrônicos e participará também como caso de sucesso no Talentos do Game Design, além de estar presente no livro da Conferência, a ser publicado pelo CCBNB.
As equipes que entregarem os projetos finais e não forem contemplados com o prêmio maior, terão presença garantida no salão de jogos da Conferência. Com o tema “Jogos Digitais: Conhecimentos e Oportunidades”, a Conferência será realizada na última semana do evento, de 27 a 31 de julho. Mais informação e a programação completa da exposição no site www.bojoga.com.br.
Serviço:
Exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos
Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – CE.
Visitação de 20 a 31 de julho de 2010. Entrada franca.
Terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h
Fone: (85) 3464.3108
http://www.bojoga.com.br/
www.bnb.gov.br/cultura
http://twitter.com/ccbnb
http://twitter.com/bojoga
Saúde libera R$ 100 milhões para os hospitais federais
Até o fim do ano, mais R$ 200 milhões serão investidos na reestruturação destes hospitais
O Ministério da Saúde anunciou hoje (19) a liberação de R$ 100 milhões para a reestruturação e revitalização de 45 hospitais federais universitários em todo o país. O valor, que será incorporado ao teto financeiro anual dos estados, municípios e do Distrito Federal, será repassado a partir de agosto pelo Fundo Nacional de Saúde, dentro do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Federais (REHUF), do ministério.
Esta é a primeira parcela de um total de R$ 300 milhões que o Ministério da Saúde irá repassar até o final do ano para os hospitais universitários federais. “Esta liberação de recursos financeiros é um passo importante no sentido de garantir o fortalecimento da rede federal dos hospitais de ensino. Estes hospitais são de extrema importância para o atendimento de média e alta complexidade (consultas, exames, cirurgias e tratamento em especialidades que exigem maior complexidade) em todo o país. Além disso, são centros de formação de especialistas em saúde e centros qualificados de realização de pesquisas no campo da saúde e da medicina”, ressaltou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
A portaria que autoriza o repasse desse novo recurso pelo Ministério da Saúde será publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União. Esse valor deve ser incorporado aos contratos de metas estabelecidos entre os gestores estaduais e municipais com os respectivos hospitais.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE - O REHUF foi instituído em 27 de janeiro deste ano por Decreto Presidencial. Tem como objetivo criar as condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão, além da dimensão da assistência à saúde.
No campo estritamente da assistência à saúde, os hospitais universitários desempenham as funções de centros de referência de média e alta complexidade para a rede pública de serviços de saúde. No REHUF, o financiamento dos hospitais universitários federais é partilhado, paritariamente, entre as áreas de saúde e de educação, num sistema de pactuação global que ainda inclui o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O programa serve para instituir mecanismos adequados de financiamento, progressivamente, até 2012.
O Ministério da Saúde anunciou hoje (19) a liberação de R$ 100 milhões para a reestruturação e revitalização de 45 hospitais federais universitários em todo o país. O valor, que será incorporado ao teto financeiro anual dos estados, municípios e do Distrito Federal, será repassado a partir de agosto pelo Fundo Nacional de Saúde, dentro do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Federais (REHUF), do ministério.
Esta é a primeira parcela de um total de R$ 300 milhões que o Ministério da Saúde irá repassar até o final do ano para os hospitais universitários federais. “Esta liberação de recursos financeiros é um passo importante no sentido de garantir o fortalecimento da rede federal dos hospitais de ensino. Estes hospitais são de extrema importância para o atendimento de média e alta complexidade (consultas, exames, cirurgias e tratamento em especialidades que exigem maior complexidade) em todo o país. Além disso, são centros de formação de especialistas em saúde e centros qualificados de realização de pesquisas no campo da saúde e da medicina”, ressaltou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
A portaria que autoriza o repasse desse novo recurso pelo Ministério da Saúde será publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União. Esse valor deve ser incorporado aos contratos de metas estabelecidos entre os gestores estaduais e municipais com os respectivos hospitais.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE - O REHUF foi instituído em 27 de janeiro deste ano por Decreto Presidencial. Tem como objetivo criar as condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão, além da dimensão da assistência à saúde.
No campo estritamente da assistência à saúde, os hospitais universitários desempenham as funções de centros de referência de média e alta complexidade para a rede pública de serviços de saúde. No REHUF, o financiamento dos hospitais universitários federais é partilhado, paritariamente, entre as áreas de saúde e de educação, num sistema de pactuação global que ainda inclui o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O programa serve para instituir mecanismos adequados de financiamento, progressivamente, até 2012.
PSDB perde processo contra Delegados de SP
Justiça considera improcedente alegação do partido, que tentou barrar campanha dos profissionais da Polícia Civil
Improcedente. Essa foi a resposta do Tribunal Regional Eleitoral – SP, representada pelo Desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez, ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, que tentou retirar do ar campanha da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP – ADPESP.
Não foram encontrados na campanha componentes que determinem prática eleitoral, apenas defesas de interesse de classe. “Ressaltamos que somos apartidários; os números que abrimos à sociedade estão disponíveis e são oficiais”, destaca Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da ADPESP.
Veja a seguir os números:
31% das cidades do estado não têm delegados;
Desde 1995, enquanto a população de SP cresceu 21%, o número de policiais civis se mantém o mesmo;
são apenas 3 mil delegados para os 42 milhões de habitantes de SP;
o estado mais rico da nação é o que pior remunera seus delegados de polícia.
As informações estão sendo divulgadas em veículos de comunicação. “Esses número são vergonhosos para nosso estado, e o simples fato de o partido do Governo de SP tentar barrar nossa informação, mostra que eles também devem se envergonhar disso”, conclui.
Problemas continuam – os números apontados sequer foram contestados e mostram a situação de emergência em que a Polícia Civil paulista se encontra.
Improcedente. Essa foi a resposta do Tribunal Regional Eleitoral – SP, representada pelo Desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez, ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, que tentou retirar do ar campanha da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP – ADPESP.
Não foram encontrados na campanha componentes que determinem prática eleitoral, apenas defesas de interesse de classe. “Ressaltamos que somos apartidários; os números que abrimos à sociedade estão disponíveis e são oficiais”, destaca Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da ADPESP.
Veja a seguir os números:
31% das cidades do estado não têm delegados;
Desde 1995, enquanto a população de SP cresceu 21%, o número de policiais civis se mantém o mesmo;
são apenas 3 mil delegados para os 42 milhões de habitantes de SP;
o estado mais rico da nação é o que pior remunera seus delegados de polícia.
As informações estão sendo divulgadas em veículos de comunicação. “Esses número são vergonhosos para nosso estado, e o simples fato de o partido do Governo de SP tentar barrar nossa informação, mostra que eles também devem se envergonhar disso”, conclui.
Problemas continuam – os números apontados sequer foram contestados e mostram a situação de emergência em que a Polícia Civil paulista se encontra.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Inatel realiza vestibular para vagas remanescentes
Mais de 90% dos alunos saem empregados
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) está com inscrições abertas para o vestibular de vagas remanescentes para o segundo semestre, que será realizado dia 24 de julho. Há vagas para os cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Redes de Computadores e Automação Industrial. Os cursos de formação de tecnólogos são noturnos, com duração de três anos.
De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp), mais de 90% dos estudantes saem do Instituto empregados e muitos conquistaram posições de destaque no mercado de trabalho. Alguns desses nomes estão na galeria de fotos no site do vestibular. Um deles é o engenheiro Luciano Antunes Araujo, gerente de desenvolvimento de software da Ericsson, que se formou no Inatel em julho de 1994. "O exemplo que alguns professores deram serviu de inspiração para a minha carreira e a qualidade do ensino e as diversas oportunidades de desenvolvimento foram determinantes na minha capacitação técnica e pessoal", diz Araújo.
Pela internet, as inscrições para o vestibular podem ser feitas até dia 20 de julho, no site www.inatel.br/vestibular. No campus do Instituto o prazo vai até o dia 23, véspera da prova. A taxa é de R$ 30,00. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, na Sessão de Registros Acadêmicos. O Inatel fica na Avenida João de Camargo, 510, no Centro de Santa Rita do Sapucaí.
Inatel
Fundado em 1965, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as Telecomunicações como foco.
O Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, polo tecnológico conhecido como Vale da Eletrônica devido ao grande número de empresas na área.
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) está com inscrições abertas para o vestibular de vagas remanescentes para o segundo semestre, que será realizado dia 24 de julho. Há vagas para os cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Redes de Computadores e Automação Industrial. Os cursos de formação de tecnólogos são noturnos, com duração de três anos.
De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp), mais de 90% dos estudantes saem do Instituto empregados e muitos conquistaram posições de destaque no mercado de trabalho. Alguns desses nomes estão na galeria de fotos no site do vestibular. Um deles é o engenheiro Luciano Antunes Araujo, gerente de desenvolvimento de software da Ericsson, que se formou no Inatel em julho de 1994. "O exemplo que alguns professores deram serviu de inspiração para a minha carreira e a qualidade do ensino e as diversas oportunidades de desenvolvimento foram determinantes na minha capacitação técnica e pessoal", diz Araújo.
Pela internet, as inscrições para o vestibular podem ser feitas até dia 20 de julho, no site www.inatel.br/vestibular. No campus do Instituto o prazo vai até o dia 23, véspera da prova. A taxa é de R$ 30,00. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, na Sessão de Registros Acadêmicos. O Inatel fica na Avenida João de Camargo, 510, no Centro de Santa Rita do Sapucaí.
Inatel
Fundado em 1965, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as Telecomunicações como foco.
O Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, polo tecnológico conhecido como Vale da Eletrônica devido ao grande número de empresas na área.
Evento nacional de educação no Expo Unimed Curitiba
Em época de férias escolares, profissionais de todo país debatem a educação na capital paranaense
Julho, mês de férias e descanso para os estudantes, mas não para os profissionais preocupados em aprimorar a educação. O Congresso Sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino, que será realizado nos próximos dias 15, 16 e 17 no Expo Unimed Curitiba é uma prova de que o aperfeiçoamento da educação não pode parar. Com as salas de aulas vazias, o debate vai para além do ambiente escolar e trará à capital paranaense, aproximadamente, 1.500 profissionais da educação e representantes de, pelo menos, 15 estados brasileiros.
O professor Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, produtora e realizadora do congresso, afirma que a definição das datas do evento não é mera coincidência, mas uma estratégia para que seja alcançado o maior número possível de professores e especialistas na área. “É na época de férias que nós conseguimos o envolvimento efetivo dos docentes, quando o calendário escolar facilita sua participação direta”, conta Melo.
O Congresso Sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino acontece há mais de dez anos e aborda questões relacionadas ao aluno e ao professor, bem como a saúde, a didática, o ambiente e o relacionamento escolar, dentre outros temas relevantes para que a educação seja atendida no seu todo. O professor enfatiza que o processo evolutivo da educação deve ser constante e não pode tirar férias. “O número de participantes reproduz a necessidade de debater esse tema”, completa.
Sobre a escolha do Expo Unimed Curitiba para recepcionar educadores de todo país, Melo aponta a qualidade do espaço como ponto decisivo, mas reconhece que o fato de o centro de convenções estar localizado dentro do complexo universitário do Grupo Positivo é mais um ponto favorável e auxilia na contextualização do evento. Para Marcelo Franco, diretor-geral do Expo Unimed Curitiba, recepcionar o congresso significa contribuir com a melhoria da educação e adequar o mercado de eventos com a ideologia da Universidade Positivo. “Além de sermos co-participantes, traremos para o nosso grupo ideias que auxiliarão no desenvolvimento dos nossos profissionais”, declara.
Diferencial
A estrutura do centro de convenções do Grupo Positivo vem atraindo cada vez mais produtores que buscam conforto e qualidade para realizar grandes eventos. Um congresso de porte nacional como o que acontecerá nos próximos dias não só garante o diferencial do espaço, mas consagra o Expo Unimed Curitiba como um dos principais contribuintes da economia local.
SOBRE O EXPO UNIMED CURITIBA - Centro de Eventos localizado no câmpus de uma das mais importantes instituições de Educação Superior do Brasil – a Universidade Positivo, em Curitiba (PR). O Expo Unimed Curitiba foi inaugurado no dia 29 de março de 2008 com mais de 8,3 mil m2 de área construída para recepcionar exposições, eventos empresariais, feiras tecnológicas, congressos científicos, entre outros eventos de destaque no cenário nacional e internacional. O complexo apresenta duas asas principais, separadas por um átrio de acesso e recepção. As asas possuem paredes removíveis e salas modulares que possibilitam a criação de espaços flexíveis, adaptados conforme as necessidades do evento. O Expo Unimed Curitiba conta ainda com estacionamentos com capacidade para mais de 2 mil veículos, restaurante, total infra-estrutura tecnológica, docas para carga e descarga de até 15 caminhões simultaneamente e demais serviços de apoio. Junto ao Expo Unimed Curitiba, encontram-se o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares).
Julho, mês de férias e descanso para os estudantes, mas não para os profissionais preocupados em aprimorar a educação. O Congresso Sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino, que será realizado nos próximos dias 15, 16 e 17 no Expo Unimed Curitiba é uma prova de que o aperfeiçoamento da educação não pode parar. Com as salas de aulas vazias, o debate vai para além do ambiente escolar e trará à capital paranaense, aproximadamente, 1.500 profissionais da educação e representantes de, pelo menos, 15 estados brasileiros.
O professor Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, produtora e realizadora do congresso, afirma que a definição das datas do evento não é mera coincidência, mas uma estratégia para que seja alcançado o maior número possível de professores e especialistas na área. “É na época de férias que nós conseguimos o envolvimento efetivo dos docentes, quando o calendário escolar facilita sua participação direta”, conta Melo.
O Congresso Sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino acontece há mais de dez anos e aborda questões relacionadas ao aluno e ao professor, bem como a saúde, a didática, o ambiente e o relacionamento escolar, dentre outros temas relevantes para que a educação seja atendida no seu todo. O professor enfatiza que o processo evolutivo da educação deve ser constante e não pode tirar férias. “O número de participantes reproduz a necessidade de debater esse tema”, completa.
Sobre a escolha do Expo Unimed Curitiba para recepcionar educadores de todo país, Melo aponta a qualidade do espaço como ponto decisivo, mas reconhece que o fato de o centro de convenções estar localizado dentro do complexo universitário do Grupo Positivo é mais um ponto favorável e auxilia na contextualização do evento. Para Marcelo Franco, diretor-geral do Expo Unimed Curitiba, recepcionar o congresso significa contribuir com a melhoria da educação e adequar o mercado de eventos com a ideologia da Universidade Positivo. “Além de sermos co-participantes, traremos para o nosso grupo ideias que auxiliarão no desenvolvimento dos nossos profissionais”, declara.
Diferencial
A estrutura do centro de convenções do Grupo Positivo vem atraindo cada vez mais produtores que buscam conforto e qualidade para realizar grandes eventos. Um congresso de porte nacional como o que acontecerá nos próximos dias não só garante o diferencial do espaço, mas consagra o Expo Unimed Curitiba como um dos principais contribuintes da economia local.
SOBRE O EXPO UNIMED CURITIBA - Centro de Eventos localizado no câmpus de uma das mais importantes instituições de Educação Superior do Brasil – a Universidade Positivo, em Curitiba (PR). O Expo Unimed Curitiba foi inaugurado no dia 29 de março de 2008 com mais de 8,3 mil m2 de área construída para recepcionar exposições, eventos empresariais, feiras tecnológicas, congressos científicos, entre outros eventos de destaque no cenário nacional e internacional. O complexo apresenta duas asas principais, separadas por um átrio de acesso e recepção. As asas possuem paredes removíveis e salas modulares que possibilitam a criação de espaços flexíveis, adaptados conforme as necessidades do evento. O Expo Unimed Curitiba conta ainda com estacionamentos com capacidade para mais de 2 mil veículos, restaurante, total infra-estrutura tecnológica, docas para carga e descarga de até 15 caminhões simultaneamente e demais serviços de apoio. Junto ao Expo Unimed Curitiba, encontram-se o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares).
UNISAL abre inscrições para Mestrado
A unidade de Americana oferece programa de Mestrado em Educação
Inscrições vão até 25 de julho
O UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) abre inscrições para o Mestrado em Educação - com área de concentração em Educação Sociocomunitária.
O programa está entre os cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O Mestrado é indicado para interessados em docência e pesquisa do ensino superior, na área de educação e afins.
As inscrições, no valor de R$ 55,00, vão até o dia 25 de julho. A prova escrita será realizada no dia 7 de agosto, às 9 horas, e a partir das 14 horas os candidatos serão avaliados por meio de entrevista e análise curricular.
O resultado do processo seletivo para o Mestrado estará disponível no site do UNISAL a partir do dia 9 de agosto. Tanto as inscrições para o processo seletivo quanto para as matrículas, de 10 a 13 de agosto, deverão ser feitas no Campus Maria Auxiliadora, em Americana.
O programa de Mestrado em Educação tem carga horária de 480 horas, iniciando no segundo semestre deste ano. Para mais informações do processo seletivo, acesse o site do UNISAL - www.unisal.br.
Sobre o UNISAL:
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo nasceu em 1997. Tem presença salesiana em 66 países e é patrimônio da Congregação Salesiana. Com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, o UNISAL ministra cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização e mestrado), de aperfeiçoamento e de extensão em todos os campi. Entre seus diferenciais, estão o histórico contemplado pelas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - SP, inaugurada em março de 1952, além de pertencer às 66 IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior – presentes em países da América, Europa, Ásia e África. Para mais informações, acesse: www.unisal.br
Inscrições vão até 25 de julho
O UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) abre inscrições para o Mestrado em Educação - com área de concentração em Educação Sociocomunitária.
O programa está entre os cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O Mestrado é indicado para interessados em docência e pesquisa do ensino superior, na área de educação e afins.
As inscrições, no valor de R$ 55,00, vão até o dia 25 de julho. A prova escrita será realizada no dia 7 de agosto, às 9 horas, e a partir das 14 horas os candidatos serão avaliados por meio de entrevista e análise curricular.
O resultado do processo seletivo para o Mestrado estará disponível no site do UNISAL a partir do dia 9 de agosto. Tanto as inscrições para o processo seletivo quanto para as matrículas, de 10 a 13 de agosto, deverão ser feitas no Campus Maria Auxiliadora, em Americana.
O programa de Mestrado em Educação tem carga horária de 480 horas, iniciando no segundo semestre deste ano. Para mais informações do processo seletivo, acesse o site do UNISAL - www.unisal.br.
Sobre o UNISAL:
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo nasceu em 1997. Tem presença salesiana em 66 países e é patrimônio da Congregação Salesiana. Com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, o UNISAL ministra cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização e mestrado), de aperfeiçoamento e de extensão em todos os campi. Entre seus diferenciais, estão o histórico contemplado pelas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - SP, inaugurada em março de 1952, além de pertencer às 66 IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior – presentes em países da América, Europa, Ásia e África. Para mais informações, acesse: www.unisal.br
Café com Bobagem faz apresentação no Grande Hotel Campos do Jordão
Sucesso no rádio nas décadas de 80 e 90, o grupo de humor paulistano Café com Bobagem traz para o Grande Hotel Campos do Jordão Hotel-escola Senac um show diferente. Desta vez, o quinteto formado por Oscar Pardini, Zé Américo, Ivan de Oliveira, Renê Vanorden e Ênio Vivona, que já atuou em diversos programas de TV como A Praça é Nossa, Topa Tudo por Dinheiro e Domingão do Faustão, se reveza no palco para arrancar gargalhadas da plateia numa apresentação de stand-up comedy.
Juntos há 19 anos, os irreverentes humoristas acrescentam ao show críticas e sátiras do dia a dia, imitações e piadas, numa criativa combinação de performances individuais que valorizam as sacadas e vozes, marcas registradas do grupo. Ao final do espetáculo, o público será presenteado com uma experiência original e inédita de hipnose. Rogério Castilho, hipnólogo e convidado especialmente para a apresentação, deixará a plateia em estado de transe. O show acontece na noite de 17 de julho, no Teatro Grande Hotel. Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo telefone (12) 9142-6253.
Serviço
Stand-up comedy Eles não sentam
Data: 17/7, sábado
Apresentador: Café com Bobagem
Horário: em duas sessões - às 20 e 22 horas
Local: Grande Hotel Campos do Jordão Hotel-escola Senac - Rua Frei Orestes Girardi, 3.549 - Capivari - Campos do Jordão
Valores: Inteira (R$ 80) / Meia (R$ 40) / Antecipado (R$ 60)
Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo
Juntos há 19 anos, os irreverentes humoristas acrescentam ao show críticas e sátiras do dia a dia, imitações e piadas, numa criativa combinação de performances individuais que valorizam as sacadas e vozes, marcas registradas do grupo. Ao final do espetáculo, o público será presenteado com uma experiência original e inédita de hipnose. Rogério Castilho, hipnólogo e convidado especialmente para a apresentação, deixará a plateia em estado de transe. O show acontece na noite de 17 de julho, no Teatro Grande Hotel. Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo telefone (12) 9142-6253.
Serviço
Stand-up comedy Eles não sentam
Data: 17/7, sábado
Apresentador: Café com Bobagem
Horário: em duas sessões - às 20 e 22 horas
Local: Grande Hotel Campos do Jordão Hotel-escola Senac - Rua Frei Orestes Girardi, 3.549 - Capivari - Campos do Jordão
Valores: Inteira (R$ 80) / Meia (R$ 40) / Antecipado (R$ 60)
Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo
domingo, 11 de julho de 2010
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: UM DESAFIO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO
Hoje em dia, ter uma alimentação balanceada é um desafio para a maioria da população. Devido a correria frenética do dia a dia, a alimentação, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano, o que pode gerar diversos problemas de saúde pela deficiência nutricional. E quando pensamos no consumo de frutas e verduras, a situação é ainda mais crítica.
Autoridades de saúde norte americana recomendam no mínimo cinco porções de frutas e verduras por dia/individuo para reduzir, com auxílio de uma alimentação de qualidade, as doenças cronicas. Uma investigação realizada na Noruega foi feita para verificar se este consumo das cinco porções entre a população, o que corresponderia à 750g de frutas e verduras/dia, era respeitado diariamente e foi constatado que apenas 8% das mulheres e 10% dos homens consumiam esta quantidade sistematicamente".
No Brasil não é diferente, uma pequena encomendada pelo Ministério da Saúde revela que o Brasileiro está longe de ter um estilo de vida saudável.
Três em cada dez brasileiros adultos não fazem nenhum tipo de exercício. Em cada grupo de dez adultos, quatro tem excesso de peso e outros quatro consomem carnes gordas. Ao mesmo tempo, poucos são os que adotam uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Para se ter uma idéia, a capital campeã no consumo de frutas e verduras é Porto Alegre.
O posto foi conquistado com percentual bem aquém do que seria considerado ideal: menos de 35% incluem esses itens rotineiramente no cardápio".
Outro estudo realizado com 724 adolescentes, de ambos sexos, na cidade de São Paulo, provenientes de escolas públicas e privadas, comparou o consumo de vegetais com o recomendado pelo Guia da Pirâmide Alimentar, publicado em 1992 pelo USDA. Os resultados provaram que em escolas públicas o consumo era de 31,8% para o sexo feminino e 29,7% para o sexo masculino. Já em escolas privadas a freqüencia do consumo era de 24,75 e 38,9% respectivamente, para sexos feminino e masculino. Observou-se então com o estudo que apesar dos vegetais estarem presentes na alimentação dos adolescentes, a quantidade ingerida não é adequada para suprir as necessidades diárias de micronutrientes provenientes de fontes vegetais.
A empresa Idealfarma, lançou no mercado na última feira de Farmacologia realizada em São Paulo, um complemento alimentar, composto por vegetais como cenoura, brócolis, couve e espinafre.
Segundo Elza Martins, gerente de vendas da empresa, o Maxvegg Complement, tem sua origem em fontes vegetais isentos de agrotoxicos, sem corantes artificiais, o que garante um produto com ótimas propriedades nutricionais, segurança e tranquilidade de uso.
Informações Nutricionais:
Fósforo:
Macroelemento, que possui entre outras funções essenciais no organismo, as funções de ser um cofator de múltiplos sistemas enzimáticos do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e componente do ATP (fosfato de alta energia), ácidos nucléicos e fosfolípides.
Magnésio:
Macroelemento, ativador de sistemas enzimáticos que controlam o metabolismo de carboidratos, gorduras, proteinas e eletrófitos. Cofator da fosforilação oxidativa, influência e integridade e transporte da membrana celular. Media as contrações musculares e transmissões de impulsos nervosos.
Zinco:
Microelemento ou elemento traço que exerce funções específicas atuando no crescimento e replicação celular, função fagocitária, imunitária celular e humoral, maturação sexual, fertilidade e reprodução. Além de atuar em processos celulares e em um sistema antioxidante.
Ferro:
É essencial para várias funções metabólicas dos seres vivos. Participa no transporte de oxigênio, síntese de DNA, reações redox na cadeia de transporte de elétrons, além de fazer parte da estrutura molecular de diversas proteínas e enzimas.
Vitaminas C e A:
O ácido ascórbico (Vit. C) e o retinol (Vit. A) podem reagir diretamente com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformá-lo em moléculas de água inofensivas para o organismo, em vez de perigosos radicais livres. Além desta função antioxidante, essas vitaminas também agem estimulando a resistência às infecções por meio da atividade imunológica e leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.
Fibras:
As fibras auxiliam na melhora da função intestinal, podendo reduzir o risco de doenças e outras perturbações no intestino. Além disso, pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono reduzindo, desta forma, o aumento da glicose sanguínea, que ocorre após a refeição, o que pode auxiliar pessoas diabéticas em um melhor controle do nível de aç~ucar no sangue.
A consistência viscosa das fibras, como a pectina, reduz também os valores séricos de colesterol total e de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade ou "mau" colesterol), o que pode contribuir também para proteção contra doenças coronárias".
Fonte: Idealfarma - http://www.idealfarma.com.br/
Autoridades de saúde norte americana recomendam no mínimo cinco porções de frutas e verduras por dia/individuo para reduzir, com auxílio de uma alimentação de qualidade, as doenças cronicas. Uma investigação realizada na Noruega foi feita para verificar se este consumo das cinco porções entre a população, o que corresponderia à 750g de frutas e verduras/dia, era respeitado diariamente e foi constatado que apenas 8% das mulheres e 10% dos homens consumiam esta quantidade sistematicamente".
No Brasil não é diferente, uma pequena encomendada pelo Ministério da Saúde revela que o Brasileiro está longe de ter um estilo de vida saudável.
Três em cada dez brasileiros adultos não fazem nenhum tipo de exercício. Em cada grupo de dez adultos, quatro tem excesso de peso e outros quatro consomem carnes gordas. Ao mesmo tempo, poucos são os que adotam uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Para se ter uma idéia, a capital campeã no consumo de frutas e verduras é Porto Alegre.
O posto foi conquistado com percentual bem aquém do que seria considerado ideal: menos de 35% incluem esses itens rotineiramente no cardápio".
Outro estudo realizado com 724 adolescentes, de ambos sexos, na cidade de São Paulo, provenientes de escolas públicas e privadas, comparou o consumo de vegetais com o recomendado pelo Guia da Pirâmide Alimentar, publicado em 1992 pelo USDA. Os resultados provaram que em escolas públicas o consumo era de 31,8% para o sexo feminino e 29,7% para o sexo masculino. Já em escolas privadas a freqüencia do consumo era de 24,75 e 38,9% respectivamente, para sexos feminino e masculino. Observou-se então com o estudo que apesar dos vegetais estarem presentes na alimentação dos adolescentes, a quantidade ingerida não é adequada para suprir as necessidades diárias de micronutrientes provenientes de fontes vegetais.
A empresa Idealfarma, lançou no mercado na última feira de Farmacologia realizada em São Paulo, um complemento alimentar, composto por vegetais como cenoura, brócolis, couve e espinafre.
Segundo Elza Martins, gerente de vendas da empresa, o Maxvegg Complement, tem sua origem em fontes vegetais isentos de agrotoxicos, sem corantes artificiais, o que garante um produto com ótimas propriedades nutricionais, segurança e tranquilidade de uso.
Informações Nutricionais:
Fósforo:
Macroelemento, que possui entre outras funções essenciais no organismo, as funções de ser um cofator de múltiplos sistemas enzimáticos do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e componente do ATP (fosfato de alta energia), ácidos nucléicos e fosfolípides.
Magnésio:
Macroelemento, ativador de sistemas enzimáticos que controlam o metabolismo de carboidratos, gorduras, proteinas e eletrófitos. Cofator da fosforilação oxidativa, influência e integridade e transporte da membrana celular. Media as contrações musculares e transmissões de impulsos nervosos.
Zinco:
Microelemento ou elemento traço que exerce funções específicas atuando no crescimento e replicação celular, função fagocitária, imunitária celular e humoral, maturação sexual, fertilidade e reprodução. Além de atuar em processos celulares e em um sistema antioxidante.
Ferro:
É essencial para várias funções metabólicas dos seres vivos. Participa no transporte de oxigênio, síntese de DNA, reações redox na cadeia de transporte de elétrons, além de fazer parte da estrutura molecular de diversas proteínas e enzimas.
Vitaminas C e A:
O ácido ascórbico (Vit. C) e o retinol (Vit. A) podem reagir diretamente com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformá-lo em moléculas de água inofensivas para o organismo, em vez de perigosos radicais livres. Além desta função antioxidante, essas vitaminas também agem estimulando a resistência às infecções por meio da atividade imunológica e leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.
Fibras:
As fibras auxiliam na melhora da função intestinal, podendo reduzir o risco de doenças e outras perturbações no intestino. Além disso, pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono reduzindo, desta forma, o aumento da glicose sanguínea, que ocorre após a refeição, o que pode auxiliar pessoas diabéticas em um melhor controle do nível de aç~ucar no sangue.
A consistência viscosa das fibras, como a pectina, reduz também os valores séricos de colesterol total e de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade ou "mau" colesterol), o que pode contribuir também para proteção contra doenças coronárias".
Fonte: Idealfarma - http://www.idealfarma.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)