Campeões
Torneio integra o projeto “Golfe Nota 10”, criado pela Federação Paulista de Golfe para difundir e incentivar a prática do esporte nas escolas. Um dos destaques da competição é o caçulinha Gustavo “Woods” dos Santos, de 4 anos de idade, que venceu a categoria até 8 anos da etapa anteriorO Portal Japy Golf Club, localizado em Cabreúva, a 78 quilômetros da Capital, recebe neste sábado, dia 20, a 2ª etapa do Circuito Golfe Nota 10. São esperadas 54 crianças, de 4 a 12 anos, que irão disputar a modalidade stroke play em nove buracos, nas categorias scratch, até 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos. O torneio começa às 8 horas e a última turma tem saída programada para as 11h40.
A competição faz parte do projeto “Golfe Nota 10”, criado pela Federação Paulista de Golfe para levar o golfe gratuitamente a escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, fomentando a prática da modalidade desde cedo. Recursos obtidos recentemente junto às empresas Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora de Valores e Akzo Nobel, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, permitirão que um número maior de crianças participem das clínicas gratuitas de golfe.
Neste ano o torneio terá nove etapas, que serão realizadas até dezembro. Participam da competição tanto crianças filiadas aos clubes de golfe quanto alunos de escolas que integram o projeto. Entre os inscritos para a rodada estão o caçulinha Gustavo “Woods” dos Santos, de Bauru, de quatro anos apenas, Guilherme Grinberg, 6, do Lago Azul Golf Club, Guilherme de Melo, também de 6 anos, da creche Baroneza de Limeira, e João Vitor Gonçalves, 9, do colégio Elvira Brandão, vencedor geral da primeira etapa.
Na categoria feminina a rodada terá nomes como Sabrina Santos Dias e Carolina Ribeiro da Silva, ambas com 6 anos e pertencentes à Baroneza de Limeira, a campeã geral da rodada passada Raquel Fragetti, de 9 anos, do Lago Azul Golf Club, e Julia Maura, também de 9, do colégio Osmar Gioacomelli, vice-campeão da primeira etapa.
Torneio começou em fevereiro no CPG
A primeira rodada do circuito foi realizada no dia 05 de fevereiro no Centro Paulista de Golfe (CPG), campo localizado em área anexa à sede da FPG, e reniu 32 participantes. João Vitor Gonçalves foi o vencedor geral com um total de 33 tacadas, seguido por João Francisco de Oliveira, da escola Osmar Giacomelli.
Gustavo Woods
Gustavo “Woods” dos Santos foi o campeão da categoria até 8 anos, com 42 tacadas. Gilherme Jaconé, do Arujá, venceu entre os jogadores de 9 e 10 anos, com 37 tacadas, e Ramon de Oliveira, também do Arujá, conquistou a vitória na categoria 11 e 12 anos, com 38.Entre as meninas, a campeã geral foi Raquel Fragetti, que somou 33 tacadas, contra 45 da segunda colocada Julia Maura, do colégio Osmar Giacomelli. Gilene da Silva Nunes jogou 72 tacadas e venceu a categoria até 8 anos, seguida por Marcela Ribeiro da Silva, com 73, ambas da creche Baroneza de Limeira. Entre as meninas de 9 e 10 anos, Milena Gobbo chegou em primeiro com 49 tacadas.
Parceria garante recursos para o projeto
Uma das vitórias da FPG neste ano foi a parceria com a Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora de Valores e com a Akzo Nobel, maior fabricante mundial na linha de produtos químicos. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, essas empresas fornecerão recursos para o Golfe Nota 10, permitindo que o projeto aumente o número de atendimentos e, consequentemente, possibilite a oficialização de mais participantes.
O Golfe Nota 10 foi lançado em 2007 e é uma das iniciativas de maior sucesso da FPG. Desde seu início, mais de 5 mil crianças das escolas públicas e privadas receberam aulas gratuitas de golfe com os instrutores da Federação. Só em 2009 foram mais de 1.500 atendimentos. Alguns alunos de escolas que participaram do projeto chegaram a tirar o handicap oficial e já disputam torneios amadores pelo país.
“A parceria com a Credit Suisse Hedging-Griffo e com a Akzo Nobel permitirá que a FPG incremente um de seus principais projetos para este ano, que é disseminar a prática do golfe entre o público infanto-juvenil. Mesmo porque, o golfe estará de volta aos Jogos Olímpicos em 2016 e precisamos incentivar os novos talentos”, comemora o presidente da FPG, Manuel Gama.
Durval Pedroso, diretor de Desenvolvimento e Novos Projetos da FPG, é o coordenador do Golfe Nota 10. Ele lembra que “o golfe ajuda a desenvolver a coordenação motora e a capacidade de concentração. Ajuda a definir e a estabelecer objetivos, estimula o auto-conhecimento e o respeito à natureza".
Sobre a Federação Paulista de Golfe
Fundada em 8 de março de 1973, a Federação Paulista de Golfe - www.fpgolfe.com.br - é a maior federação da modalidade no país, com 44 clubes e cerca de 5 mil golfistas filiados. Em 2000, a FPG criou o primeiro campo público de golfe em área privada no Brasil, o FPG Golfcenter. Sob o comando de Manuel Gama, a FPG desenvolve diversas atividades para o desenvolvimento e o crescimento do golfe no estado de São Paulo, além de Poços de Caldas (MG) e Campo Grande (MS) . Entre as principais atribuições da entidade estão representar os clubes filiados, organizar eventos e normatizar o esporte, além de criar projetos que promovam o golfe junto aos mais diferentes setores da sociedade.