Em forma de ateliê educacional, a Universidade Positivo oferece estúdios docentes diferenciadas trazendo temas atuais para o cotidiano acadêmico
Implicações do Burnout para o professor, Aprendizagem higth tech e alunos alt tab, O Coaching para o professor universitário, Second Life, Ensinar e aprender na cyber cultura, A inteligência emocional no processo de ensino, Negociações de conflitos e A sala de aula do futuro. Estes são alguns dos temas que estão sendo ministrados no I Ateliê de Formação Docente da Universidade Positivo, que revela que as tradicionais semanas pedagógicas das instituições de Educação Superior estão se renovando conforme o contexto atual do meio acadêmico. O evento, que vai até o dia 5 de fevereiro, tem por objetivo preparar os mestres para o início do ano letivo de forma diferenciada, estimulando-os a inovarem suas práticas pedagógicas.
De acordo com a professora Lúcia Sermann, coordenadora do ateliê, a proposta de se desenvolver um evento diferenciado voltado à formação docente veio do fato de que, por vezes, as tradicionais semanas pedagógicas que precedem a volta às aulas acabam não cumprindo uma função essencial ao ensino. “Habitualmente, o início do ano letivo costuma ser marcado por atividades de planejamento e, via de regra, por palestras e oficinas que, muitas vezes, não conseguem promover mudanças concretas na prática pedagógica e no cotidiano do professor”, explica a coordenadora.
Lúcia ainda ressalta que, ao relacionar temas tão atuais ao contexto universitário, o Ateliê de Formação Docente visa levar o professor a uma reflexão que possa incrementar e diferenciar suas aulas conforme a realidade da sociedade de hoje. “As organizações de Educação Superior não precisam mais de professores que apenas transmitam bem as informações, mas necessitam de docentes competentes para promover a gestão da aprendizagem como um todo. Um estúdio ou ateliê é um lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar, onde se pode experimentar. É exatamente esta a proposta do evento: que o professor seja o designer da sua formação”, afirma a coordenadora.