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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OFICINA BRASIL ALERTA MOTORISTAS SOBRE PROBLEMAS QUE SÓ OS ESPECIALISTAS CONSEGUEM IDENTIFICAR

Consultor técnico ressalta que problemas silenciosos podem fazer o veículo parar repentinamente, causando muito prejuízo
Embora apaixonado por seu carro, nem sempre o proprietário consegue cuidar do precioso bem da melhor maneira possível. Isto acontece porque existem componentes que não fazem nenhum barulho quando estão prestes a parar de funcionar e, consequentemente, deixam o motorista na mão, como é o caso da bomba de combustível, filtros, bobina de ignição, correia dentada, fluido de freios, sistema de arrefecimento, dentre outros. Somente uma inspeção detalhada, feita sob a supervisão de um especialista na área mecânica, pode identificar possíveis falhas automotivas.
Segundo Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país, as tais falhas afetam principalmente o motor do carro, prejudicando o seu desempenho: “A falta de limpeza dos bicos injetores, que levam o combustível para dentro do motor, é um exemplo disso, já que impedem a livre passagem do combustível, fazendo o carro falhar. Isso acontece porque com os filtros de ar e combustível quando demasiadamente sujos, acabam deixando passar resíduos que entopem os bicos, forçando inclusive a bomba de combustível , diminuindo a potência do automóvel e aumentando o consumo”, diz.
Outros problemas silenciosos que podem danificar o automóvel causando muito prejuízo são:
- O desgaste da correia dentada, que pode romper-se e fazer o carro parar repentinamente, além de causar grande prejuízo para o motor e o bolso do proprietário.
- A falta de revisão do sistema de arrefecimento - que atua na refrigeração do motor - pode causar um superaquecimento levando inclusive a fundir as peças internas do motor levando até a rachadura do bloco.
- A falta de troca dos fluidos de freio, a cada 15 ou 20 mil km pode – pela contaminação da umidade contida no ar - provocar a formação de bolhas de ar durante um uso severo, o que causaria um funcionamento irregular dos freios, pondo em risco sua segurança e podendo também corroer as partes internas dos freios, diminuindo a vida útil dessas peças e aumentando o gasto com a manutenção do veículo.
- O desalinhamento nas rodas do carro tanto as dianteiras como traseiras, só é percebido pelo condutor quando o carro ‘puxa’ a direção mais para um lado. Um carro desalinhado que continue rodando pode, além de diminuir a segurança, desgastar prematuramente os pneus aumentar o consumo de combustível e, conseqüentemente, o índice de poluição nas cidades.
Para aumentar a segurança e minimizar os prejuízos, o motorista deve ficar atento ao calendário. “Recomenda-se a manutenção preventiva das peças uma vez ao ano e a troca dos filtros de ar, combustível e óleo a cada seis meses”, afirma Antonio Cesar.
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