
Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, vai responder perguntas dos internautas pelo Chat Trata Brasil, no próximo dia 5 de maio, às 15 horas, sobre o tema saneamento e a saúde na infância. A entidade atua em parceria com o Instituto Trata Brasil em ações de mobilização e de conscientização sobre a importância dos serviços de coleta e de tratamento de esgoto para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. O acesso ao chat é pelo site http://www.tratabrasil.org.br/
A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. É como diz a Dra Zilda Arns Neumann, embaixadora Trata Brasil, “se as famílias vão bem, a criança vai bem”. Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias. Mais de 261 mil pessoas acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros.
Clóvis Boufleur é graduado em Filosofia e mestre em Estudos Pastorais pela Catholic Theological Union (CTU), Chicago, Illinois, USA, além de deter especialização em prevenção da violência doméstica, pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1996, coordena a Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre a Infância e Adolescência – REBIDIA. Na sua história profissional, coordenou cursos de treinamento sobre políticas públicas em vários Estados brasileiros.
As ações da Pastoral da Criança ajudam a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e ainda promovem a paz e a justiça social nos grandes bolsões de pobreza e miséria do país. O resultado é a promoção humana e o fortalecimento do tecido social das comunidades.
Sobre o Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa mobilizar diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.
Para isso, tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.
Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades como Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, ANA (Agência Nacional de Águas), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Associação Brasileira das Indústria de Base (ABDIB), Medley, Instituto Coca-Cola e. Visite o site http://www.tratabrasil.org.br/