Pelo menos cinco mil unidades que estão em construção hoje no estado já estarão adaptadas ao desenho e as futuras construções seguirão o padrão modelo de acessibilidade.
O Desenho Universal consiste na adoção de adaptações na planta do imóvel para promover a acessibilidade, não só de pessoas com alguma deficiência física, mas também aquelas com estatura diferenciada, obesidade, ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. As medidas contemplam, além da adequação dos espaços internos, como alargamento das passagens de forma a permitir o trânsito de cadeiras de rodas e nivelamento da altura das janelas e botoeiras, quanto obras de urbanismo, como instalação de pontos de transporte público em distância confortável às pessoas com limitações de locomoção.
Segundo a secretária Linamara, a casa modelo poderá mostrar à sociedade que uma política habitacional de interesse social e com inclusão é possível. "Com a casa modelo as pessoas poderão ver as mudanças. "As pessoas precisam sentir isso", disse. O secretário Lair Krähenbühl propôs a construção de um conjunto habitacional inteiro seguindo as orientações do Desenho Universal para servir de modelo.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!*
*
PUBLICIDADE:
www.kidbrinde.webnode.com.pt