Uma das datas mais lucrativas para o varejo no primeiro semestre do ano, o Dia das Mães pede que as empresas realizem uma estratégia de venda especial, com um bom planejamento e com uma equipe bem treinada.
A venda emocional
Como a quantidade de empresas em busca de bons negócios durante esse período será bastante elevada, os profissionais dessa área devem estar preparados para realizar uma venda emocional, que pode ser considerada aquela que não ocorre unicamente em função do menor preço, condições de pagamento e das características do produto e/ou serviço, que são características que definem a outra modalidade, que é a venda transacional.
Enquanto esta tem o seu foco na transação, a outra está focada no significado emocional da compra. Muito mais do que comprar um produto de qualidade e com um bom preço, os filhos esperam adquirir um presente especial que faça a diferença.
Nesta data especial os filhos assumem o papel de clientes e as mães de consumidores. Portanto, você pode se perguntar: “Certo, eu conheço meu consumidor, mas não tenho a menor idéia do que a mãe dele gosta. O que fazer?".
O farejador de oportunidades
É nesse momento que você deve atuar como um farejador de oportunidades, investigando as preferências, estilos e gostos das mães por meio de perguntas. Quanto mais você estimular o cliente a falar, mais informação estará disponível para você apresentar uma solução adequada ao perfil do consumidor final, a mãe.
Lembre-se: Informação é poder quando utilizada estrategicamente para oferecer a melhor solução ao cliente.
Beneficiados
Os setores ligados à moda feminina, como roupas, acessórios são mais beneficiados pelo Dia das Mães, onde o foco é a mulher. Porém, isso não significa que outros setores precisem abandonar suas estratégias para alavancar as vendas.
É imprescindível saber que o cliente já sai de casa com a intenção de realizar pelo menos uma compra. Se ele já está disposto a consumir, pode haver melhor momento para conquistá-lo do que esse? As pessoas sempre precisam e desejam alguma coisa: um livro, um tênis, um perfume, entre outros. Apresente seu produto, pois os filhos e maridos que estão na posição de cliente podem virar consumidores.
Datas comemorativas sempre aquecem o comércio. Cabe ao lojista perceber as oportunidades e conquistar cada vez mais clientes!
Você sabe a origem do Dia das Mães?
É muito importante que essa data seja bastante comemorada, já que as mães são responsáveis não só pela nossa existência, como seres humanos, mas pela nossa formação como cidadãos. Grande parte daquilo que conquistamos, ao longo da vida, tanto em projetos pessoais ou profissionais, é fruto do que aprendemos com elas quando éramos ainda crianças. Existem, ainda, aquelas que são mães de criação e que nos prepararam para a vida.
Esse dia especial para muitas famílias teve sua origem no século XX, quando uma jovem americana, chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com a situação da amiga, várias meninas se reuniram e decidiram fazer uma festa em homenagem à memória da mãe de Anna. A partir desse momento, a jovem achou que a comemoração deveria ser estendida a todas as mães e, então, em 1914 a data foi oficializada pelo presidente americano Woodrow Wilson. Hoje, a celebração se estende por diversos países do mundo.
Planejamento
No mês que antecede a data, verifique os resultados de cada colaborador, de forma personalizada e do negócio como um todo. Defina metas com todos os membros da equipe, mobilizando-os e dando estímulos para que não só as atinjam, mas que as superem e tenham como foco oferecer a melhor solução aos clientes.
Lembre-se de fornecer, constantemente, feedbacks positivos como forma de incentivo e apoio para a correção nas ações do dia-a-dia. Não deixe os planos de ação para a última hora.
Aproveite o Dia das Mães, coloque em prática os seus planos de ação o mais rápido possível!
Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da UP TREINAMENTOS & CONSULTORIA. Para mais informações acesse http://www.carloscruz.com.br/
De: Carlos Cruz
*Image Press*
Assista o vídeo com Carlos Cruz:
A venda emocional
Como a quantidade de empresas em busca de bons negócios durante esse período será bastante elevada, os profissionais dessa área devem estar preparados para realizar uma venda emocional, que pode ser considerada aquela que não ocorre unicamente em função do menor preço, condições de pagamento e das características do produto e/ou serviço, que são características que definem a outra modalidade, que é a venda transacional.
Enquanto esta tem o seu foco na transação, a outra está focada no significado emocional da compra. Muito mais do que comprar um produto de qualidade e com um bom preço, os filhos esperam adquirir um presente especial que faça a diferença.
Nesta data especial os filhos assumem o papel de clientes e as mães de consumidores. Portanto, você pode se perguntar: “Certo, eu conheço meu consumidor, mas não tenho a menor idéia do que a mãe dele gosta. O que fazer?".
O farejador de oportunidades
É nesse momento que você deve atuar como um farejador de oportunidades, investigando as preferências, estilos e gostos das mães por meio de perguntas. Quanto mais você estimular o cliente a falar, mais informação estará disponível para você apresentar uma solução adequada ao perfil do consumidor final, a mãe.
Lembre-se: Informação é poder quando utilizada estrategicamente para oferecer a melhor solução ao cliente.
Beneficiados
Os setores ligados à moda feminina, como roupas, acessórios são mais beneficiados pelo Dia das Mães, onde o foco é a mulher. Porém, isso não significa que outros setores precisem abandonar suas estratégias para alavancar as vendas.
É imprescindível saber que o cliente já sai de casa com a intenção de realizar pelo menos uma compra. Se ele já está disposto a consumir, pode haver melhor momento para conquistá-lo do que esse? As pessoas sempre precisam e desejam alguma coisa: um livro, um tênis, um perfume, entre outros. Apresente seu produto, pois os filhos e maridos que estão na posição de cliente podem virar consumidores.
Datas comemorativas sempre aquecem o comércio. Cabe ao lojista perceber as oportunidades e conquistar cada vez mais clientes!
Você sabe a origem do Dia das Mães?
É muito importante que essa data seja bastante comemorada, já que as mães são responsáveis não só pela nossa existência, como seres humanos, mas pela nossa formação como cidadãos. Grande parte daquilo que conquistamos, ao longo da vida, tanto em projetos pessoais ou profissionais, é fruto do que aprendemos com elas quando éramos ainda crianças. Existem, ainda, aquelas que são mães de criação e que nos prepararam para a vida.
Esse dia especial para muitas famílias teve sua origem no século XX, quando uma jovem americana, chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com a situação da amiga, várias meninas se reuniram e decidiram fazer uma festa em homenagem à memória da mãe de Anna. A partir desse momento, a jovem achou que a comemoração deveria ser estendida a todas as mães e, então, em 1914 a data foi oficializada pelo presidente americano Woodrow Wilson. Hoje, a celebração se estende por diversos países do mundo.
Planejamento
No mês que antecede a data, verifique os resultados de cada colaborador, de forma personalizada e do negócio como um todo. Defina metas com todos os membros da equipe, mobilizando-os e dando estímulos para que não só as atinjam, mas que as superem e tenham como foco oferecer a melhor solução aos clientes.
Lembre-se de fornecer, constantemente, feedbacks positivos como forma de incentivo e apoio para a correção nas ações do dia-a-dia. Não deixe os planos de ação para a última hora.
Aproveite o Dia das Mães, coloque em prática os seus planos de ação o mais rápido possível!
Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da UP TREINAMENTOS & CONSULTORIA. Para mais informações acesse http://www.carloscruz.com.br/
De: Carlos Cruz
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