Descoberto mecanismo que faz com que as plantas floresçam
Da redação
01/06/2007
A agricultura mundial tem batido recordes de produção por área graças a diversas técnicas: irrigação, defensivos agrícolas, fertilizantes, rotações de cultura, entre outras, são responsáveis pelo aumento crescente da produtividade agrícola ao longo da história do homem.
Biocombustíveis versus alimentos
Mas a natureza tem seus limites, e mesmo as várias safras colhidas em um mesmo ano não são suficientes para eliminar uma preocupação que ganha corpo à medida em que avança o processo de produção de biocombustíveis: será que o avanço da agricultura voltada à substituição de combustíveis fósseis não representaria um risco para a produção de alimentos?
Agora, cientistas ingleses fizeram uma descoberta que poderá ajudar a minimizar esse risco. Concluindo uma busca científica que já dura mais de 70 anos, a equipe do Dr. Philip Wigge descobriu o sinal que dispara o processo que faz com que as plantas floresçam.
A descoberta revela a operação de um mecanismo vital do funcionamento das plantas, demonstrando como o sinal que controla o nascimento das flores é enviado para a ponta dos galhos.
Produtividade agrícola
Muito além de ser um conhecimento típico da ciência básica, o entendimento desse mecanismo abre a possibilidade de que se manipule a quantidade de vezes que um planta produz flores. O resultado deverá ser um impacto positivo sobre a produtividade das plantações que é até difícil de se calcular.
"A floração produz as frutas, assim como as sementes, que são o ingrediente básico para todos os alimentos à base de cereais," diz o Dr. Wigge. "Controlar a floração significa que nós temos o entendimento básico necessário para aumentar a produtividade do arroz, do milho, do trigo ou de qualquer outra planta, aumentando o número ciclos de floração em um ano."
O oposto também é verdadeiro. Quando o objetivo de uma plantação for a produção de biomassa, seja para a produção de biocombustíveis, seja para a geração de massa verde para alimentação humana e animal, bastará inibir a floração.
O próximo passo do trabalho é aprender a manipular a proteína FT (Flowering Locus T), responsável por disparar o sinal que faz surgirem as flores, de forma que o conhecimento agora adquirido possa se transformar em uma tecnologia prática e fácil de ser aplicada em qualquer plantação.
Bibliografia:
FT Protein Acts as a Long-Range Signal in Arabidopsis
Katja E. Jaeger, Philip A. Wigge
Current Biology
31 May 2007
DOI: 10.1016/j.cub.2007.05.008
Enviado por Denise de Mattos Gaudard
Nenhum comentário:
Postar um comentário